quarta-feira, outubro 14, 2009

Carnaval

    A primeira edição do pré-Carnaval de Monlevade deverá se transformar em tradição no município. A afirmativa é do prefeito Gustavo Prandini (PV), quem garantiu que a partir de 2010 o evento vai ocorrer todos os anos, sempre uma semana antes do Carnaval. O anúncio foi feito na tarde de ontem, 14, durante coletiva realizada no auditório do Executivo. Além do prefeito Prandini, o encontro contou com presenças do vice-prefeito Wilson Bastieri (PT), da presidente da Câmara Dorinha Machado (PMDB), do diretor da Casa de Cultura, Luciano Roza, do proprietário da empresa ShineOn, Douglas Cota e representantes da imprensa de Monlevade e região.
    Com o tema "Preservar é a nossa natureza!", o "Pré-Folia 2010 - Carnaval da Gente" vai ocorrer entre os dias 5 a 7 de fevereiro, na Praça do Povo. Prandini justificou que a data, uma semana antes do Carnaval, foi escolhida em virtude de municípios da região já possuírem tradição em comemorar o Carnaval. A expectativa do chefe do Executivo é que a mesma tradição passe a ocorrer em Monlevade.
    Quem também aposta no resgate da tradição carnavalesca é o diretor da Fundação Casa de Cultura, Luciano Roza. Além da festa, a expectativa de Rosa é de retorno de desfiles de blocos carnavalescos e concursos de fantasias. No entanto, ele explicou que a iniciativa tem de partir da comunidade para que o poder Executivo abrace a causa. Luciano acredita que blocos possam surgir de última hora, já no evento deste ano.

Programação
    Durante os três dias de festa as atrações vão contar com apresentações de artistas de Monlevade e shows de Axé. Na sexta-feira, 5, a partir das 20h, a abertura fica por conta de Rômulo Rás e Banda. Além de marchinhas carnavalescas, o show terá um repertório variado. Em seguida, se apresenta a banda Axé Phasis, de Formiga/MG.
    No sábado, 6, também a partir das 20h, tem show com Rômulo Rás e Banda e em seguida será a vez do Axé com a Banda Artigo Zero, de Belo Horizonte. No domingo, 7, a festa começa mais cedo, às 14h. Haverá matinê para o público infantil, show de Rômulo Rás e Banda, apresentações dos MC's Xocolate, Pitbull e Bob Tury (todos de Monlevade) e show de Axé da Banda Abraxás, de Belo Horizonte.

Educação
    Além de diversão, o pré-carnaval de Monlevade vai contar com ações de orientação e conscientização de foliões. O circuito será equipado com um posto de enfermeiros e uma equipe do DST AIDS vai atuar com distribuição de camisinhas e informativos.
    Para despertar a conscientização da preservação do Meio Ambiente, a ornamentação da festa será feita com material reciclável, como ocorreu no Natal.
    O proprietário da Shine On, Douglas Cota, destacou que entre as peças publicitárias elaboradas para o Pré-Folia, haverá informativos para preservação da saúde, incentivando a comunidade no consumo de água; preservação da vida, orientando foliões a beber com moderação entre outras dicas.

Circuito e infra-estrutura
   O custo do Pré-Carnaval em Monlevade está estimado em R$ 100 mil. O prefeito Gustavo Prandini destacou que além de valorizar a Praça do Povo, revitalizada no ano passado, o espaço vai gerar economia. Ele justificou que o local já possui palco, iluminação, camarins e banheiros.
    No entanto, o evento vai contar com banheiros químicos, já que o público estimado gira em torno de seis a oito mil pessoas por dia. Dois portais serão instalados ao longo da avenida Wilson Alvarenga. O primeiro será na esquina da Praça Sete e o segundo nas proximidades da rua Fernão Dias. Além disso, todo o percurso será cercado e a escada que dá acesso à Praça do Povo será interditada.
    Para a segurança dos foliões haverá detector de metais e sistema de revista passa um (quando cada pessoa é revistada individualmente). Além de reforço policial, haverá também segurança particular. Outras ações de segurança serão instalação de saídas de emergência, além de estruturas para as equipes do Sevor, Conselho Tutelar, Comissário de Menor e Polícia Militar.
  O trânsito vai sofrer alterações no fim de semana da festa. O representante do Settran, José Eustáquio Campos, explicou que o setor vai adotar providências semelhantes às de outras festas já realizadas na Praça do Povo. Por conta disso, haverá desvio nas proximidades da Praça Sete para quem sobe sentido bairro Santa Bárbara. Sentido ArcelorMittal, o desvio será nas proximidades no Banco Mercantil. A dica do Settran é de que os foliões deixem o carro em casa, já que haverá horários especiais de coletivos durante os três dias de festa.

Comentários:

Postar um comentário