quinta-feira, junho 16, 2011

Morre o fundador do Colégio Kennedy

João Monlevade -Centenas de monlevadenses se despediram, ontem, 14, do ex-sacerdote Antônio Henriques de Albuquerque, 86 anos. Ele estava internado há mais de duas semanas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, e morreu por volta das 4h30, vítima de insuficiência respiratória.

 Apesar de ter abandonado o sacerdócio, Antônio Henriques era carinhosamente chamado de padre Henriques. Ele foi o fundador e atuava como diretor do Colégio e Faculdade Kennedy, em João Monlevade. O velório foi realizado das 11h às 16h, no ginásio do Colégio Kennedy. Uma missa de corpo presente foi celebrada na igreja Nossa Senhora da Conceição, em Carneirinhos. Às 17h, familiares e amigos deram o último adeus no enterro realizado no cemitério Baú.

Histórico
   Padre Henriques era natural de Carandaí-MG e nasceu no dia 22 de maio de 1925. Em 1944, iniciou sua vocação para o sacerdócio quando ingressou no seminário de Mariana-MG e em 1952 ordenou-se padre. Três anos mais tarde, chegou a Monlevade em 1955, para atuar na Paróquia São José Operário.
   Além de sacerdote padre Henriques exercia a função de educador e lecionava as disciplinas de Português e Francês no Ginásio Monlevade. Ele também atuou como auxiliar do Cônego José Higino de Freitas na direção da escola.
   Sua vocação na educação foi confirmada em 1964 quando fundou o Colégio Kennedy, ano da emancipação política de João Monlevade. Na ocasião, padre Henriques recebeu uma carta de agradecimento do presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, pela homenagem.
   Na década de 70, resolveu ingressar na política, mas não conseguiu se eleger prefeito nas eleições municipais de 1976. Anos depois, padre Henriques descobriu uma nova vocação e deixou o sacerdócio para se dedicar à vida matrimonial. Em julho de 1989 casou-se com Glória de Fátima Moreira Bicalho. Um ano depois, nascia a única filha do casal, Mariana Henriques, 21 anos.

Fonte: Cidademais

Comentários:

Postar um comentário