quinta-feira, novembro 11, 2010

Monlevade registra 76 casos de catapora

João Monlevade - Os atuais surtos de varicela, popularmente conhecida como catapora, em Minas Gerais, onde 10 mil pessoas foram infectadas somente neste ano, aumentaram a procura pela vacina e por mais informações sobre a doença. Em João Monlevade, também foi registrado um grande aumento no número de casos da doença.
    Segundo informações da Vigilância em Saúde (Visa) de Monlevade, em 2009, foram registrados 16 casos de catapora. Mas, até o dia 6 de novembro de 2010, o número já chega a 76, o que representa um aumento de quase 400%.
   A Visa ainda ressalta que é preocupante o aumento dos casos. Durante os meses de setembro à novembro, períodos em que as condições climáticas são favoráveis para a circulação de vírus, é registrado o maior número de casos de catapora.

    É necessário que as pessoas doentes não demorem a procurar por atendimento médico, pois muitos acham que a catapora é uma doença simples, se descuidam e deixam a doença chegar a um estágio mais grave.

A vacina
     A Visa explica que a vacina contra catapora está de fora do calendário de vacinação do governo e não é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população. A vacina está disponível apenas na rede particular, porém o Programa Nacional de Imunização (PNI) disponibiliza a dose para pessoas que têm deficiências imunológicas que correm mais risco de ter a doença na forma grave. Para isso é necessário procurar um Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie). Para abertura do processo é necessário o interessado ou responsável dirigir-se à Vigilância Epidemiológica levando relatório médico solicitando a vacina e descrevendo a doença do paciente, e encaminhado ao Estado, para avaliação e disponibilização da vacina.

A catapora
    A varicela ou catapora é uma doença infectocontagiosa provocada pelo vírus VVZ (vírus varicela zoster), da família dos chamados herpesvírus. Sua incidência predomina dos cinco aos nove anos de idade, mas pode acometer também crianças mais novas e adultos - sendo que nestes casos pode provocar mais complicações. Tem um período de incubação de mais ou menos 14 dias (período que vai do primeiro contato com o vírus até o aparecimento dos primeiros sintomas).
   A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio do contato direto com as lesões (feridas) na pele ou com as secreções respiratórias do doente. A febre costuma ser a primeira manifestação da doença, antes do aparecimento das lesões, que começam como pontos avermelhados espalhados pelo corpo. Depois, elas evoluem para bolhas e, por fim, feridas com casca. As lesões aparecem frequentemente no rosto, couro cabeludo, mucosas (narinas e genitais) e causam desconforto e dor.

Sarampo
   Mesmo sem nenhum caso registrado em Minas Gerais desde 1999, ano em que foram notificadas nove ocorrências, o sarampo se mantém como a principal causa de morte por doença imunoprevenível, com incidência em diferentes regiões do mundo. A Visa confirma que nenhum caso de sarampo foi registrado em Monlevade.
   Em 2010, o Brasil já confirmou 57 casos de sarampo. As ocorrências se concentram em três Estados: Rio Grande do Sul, Pará e Paraíba. Neste último a situação é a mais grave, com 47 confirmações.

Imunização
  No que se refere as vacinas disponibilizadas na rede pública, a Visa considerar que a população monlevadense é bem conscientizada e tem procurado pelo serviço, visto que, as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde são sempre atingidas.

Fonte: Cidademais

Comentários:

Postar um comentário