segunda-feira, janeiro 21, 2013

Sine 2013


O Sistema Mais Emprego promove a integração do seguro-desemprego com a intermediação de mão de obra, beneficiando mutuamente trabalhadores e empregadores.

Trabalhadores que preenchem o requerimento para o seguro-desemprego nas agências do Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica ou nas unidades de atendimento do Sine estão automaticamente inscritos no processo de intermediação de mão de obra, tendo acesso aos serviços de convocação para participar de seleção e ser encaminhado às vagas.


Dessa forma, ao solicitar o benefício, o trabalhador poderá ser imediatamente encaminhado a uma nova vaga de emprego, se houver disponível uma que tenha perfil compatível com seu emprego anterior, respeitando requisitos de ocupação, nível de escolaridade, formação, especialização e qualificação do trabalhador, além de remuneração condizente com a anteriormente percebida, com o mercado de trabalho, o grau de complexidade da ocupação e a jornada de trabalho.

O trabalhador pode ainda imprimir seu currículo, verificar vagas e candidatar-se ao processo de seleção, além de acessar informações do Portal CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).

Já os empregadores podem ofertar, gratuitamente, as vagas por meio do sistema ou por contato telefônico com as unidades de atendimento ao trabalhador de todo o Estado. Também é possível verificar currículos e convocar trabalhadores, registrar resultados de seleção, acompanhar o processo de intermediação, enviar demandas de cursos de qualificação profissional, acessar o Portal CBO e Portal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Qualquer cidadão pode fazer uso do sistema. Basta cadastrar-se em uma unidade de atendimento do Sine-MG ou acessar o portal Mais Emprego, que está disponível na página http://maisemprego.mte.gov.br do Ministério do Trabalho e Emprego.

A fim de facilitar o acesso de trabalhadores e empregadores, o site da SETE disponibiliza links e informações sobre todos os serviços prestados pelas unidades de atendimento do Sine-MG, e, portanto, foi retirado do ar o antigo site do sistema.

Comentários:

Postar um comentário