quinta-feira, outubro 07, 2010

José Maurício será homenageado nos 25 anos da Amepi

João Monlevade - A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba – Amepi, em comemoração aos seus 25 anos, homenageia com a Medalha “Amepi 25 anos”, 25 personalidades e entidades que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento e engrandecimento da região.
    José Maurício, ex-prefeito de Itabira, será um dos homenageados.
Durante reunião realizada na sede da associação, no ultimo dia 5, foi definido que cada município do Médio Piracicaba, por meio de uma comissão nomeada pelo prefeito, vai indicar uma personalidade, órgão ou entidade que tenham realizado trabalhos ou ações de destaque, para ser agraciados com a medalha.

   A presidência da Amepi indicou e os demais prefeitos concordaram em também prestar homenagem às quatro maiores empresas atuantes no Médio Piracicaba: Vale, Gerdau, Arcelor Mittal e Cenibra.
   Ainda serão homenageados, os três fundadores vivos da Amepi: José Maurício Silva, de Itabira; Jorge de Figueiredo Cota, de Rio Piracicaba e Eustáquio Januário Ferreira, de Santa Bárbara. A outra homenagem será feita ao Governo de Minas, na figura do governador eleito, Antônio Anastasia, totalizando as 25 medalhas.
    A solenidade de entrega deverá ser realizada no mês de novembro, em local e data ainda a serem definidos.

Centro Ambiental
    Também na reunião do ultimo dia 5, ficou definido que o Centro de Educação Ambiental da Amepi será inaugurado no próximo dia 28 de outubro, com a participação de diversas escolas da região. A proposta do centro é desenvolver a educação ambiental em diversos aspectos, principalmente, com estudantes, terceira idade e clubes de serviço, promovendo uma reflexão sobre o meio ambiente, sobretudo, no que diz respeito à realidade extrativista do Médio Piracicaba. Além disso, o espaço servirá como ponto de articulação entre a Amepi e demais entidades ambientais.
    No encontro, os prefeitos definiram que o Centro Ambiental levará o nome do arquiteto José Antônio Simas, que assinou o projeto de sua construção. Ele faleceu, aos 56 anos, em maio de 2010, durante a execução da obra, sendo esse, o seu último trabalho.

Biografia
   José Antônio Lourenço Simas nasceu em João Monlevade, foi funcionário da Amepi por muitos anos e responsável por diversos projetos importantes na região. Entre eles, destacam-se as reformas de várias igrejas históricas, nas cidades de Catas Altas, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo; Reforma da igreja Nossa Senhora da Conceição e reforma da capela do Santíssimo, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Carneirinhos; Reforma e construção de diversas praças nas cidades da região, Reforma da Prefeitura de Bom Jesus do Amparo, Velório de São Domingos do Prata, Reforma de várias escolas, entre elas, o Auditório da Escola Municipal Cônego José Higino, em Monlevade, o Centro Cultural de Santa Maria de Itabira, entre outros.

Fonte: Viacomercial

Comentários:

Postar um comentário