quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Carlos Moreira afunda

Locutor da rádio Global, o ex-prefeito Carlos Moreira, pretenso candidato a deputado federal, pode ver sua candidatura naufragar antes da hora. A falta de apoiadores regionais é tida, nas rodas políticas, como o principal complicador.
Segundo comentários de bastidores da política monlevadense, Carlos Moreira já teria desistido de se candidatar devido ao fato de prefeitos do Médio Piracicaba e do ex-ministro Walfrido Mares Guia não declararem apoio a ele. Na região, prefeitos de pelo menos sete cidades já teriam afirmado que não o apoiarão.
Entretanto, ainda que o locutor insistisse na candidatura, mais uma vez ela poderá ficar apenas no campo das idéias, uma vez que tramita no Congresso projeto de iniciativa popular que veta a candidatura dos políticos com condenação na Justiça, o chamado projeto Ficha Limpa. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) defendeu a votação imediata do projeto, o que deve ocorrer em março.
O projeto, com a força de mais de 1,3 milhão de assinaturas, foi entregue à Câmara em 29 de setembro do ano passado. Mas ainda há resistência em quase todos os partidos sobre o mérito do projeto, que impede a concessão do registro eleitoral para políticos condenados em primeira instância, por crimes graves. Os líderes concordam, porém, que é preciso votar o texto antes das eleições.
Carlos Moreira responde a mais de 20 processos apenas em 1ª Instância, nos quais ele está incluído direta ou indiretamente. Até o final do mandato dele, em 2008, eram 12 apenas os movidos pelo Ministério Público. Em 2ª Instância, ao término do mandato, eram cinco. Entre as ações, o questionamento de permissões de uso feitas pela Prefeitura durante seus dois mandatos e favorecimento à Enscon Viação em licitação de transporte coletivo. Por veicular propaganda institucional em período vedado por lei, a Justiça condenou Moreira a ressarcir o município com o valor integral correspondente às despesas com publicidades. O processo data de 2004. Moreira também foi condenado a pagar multa equivalente a dez vezes o valor de sua remuneração como prefeito.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Acho que o Walfrido deve apoiar o Carlos Moreira, afinal apoio de mensaleiro junto de Timbira de Santa Bárbara e rissco de cadeia.

Postar um comentário