quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Crítica boa é assim que funciona.

Guilherme Nasser quer governar por tabela
Vamos polemizar pelo barulho! O vereador é contra o fato de que o Prefeito Municipal retire a exigência do Curso de Direito, para o cargo de Ouvidor Público Municipal. Então tá certo:

a) A independência entre os Poderes não pode funcionar aqui. Funciona no resto do mundo democrático, mas está errada se for para João Monlevade em 2010. Se, na hipótese do Prefeito eleito em 2012 for da turminha amiga, aí pode.
    Meu comentário: Pode, mesmo se o Prefeito eleito for meu adversário. Para cuidar dos assuntos do Executivo (entre muitas outras tarefas de governança) ele foi eleito. Se não se gosta da ideia, ou se afasta da política ou disputa a cadeira; as eleições são livres e abertas.
b) A Câmara não precisa de Vereadores com notório saber jurídico. Afinal, eles vão apenas elaborar, estudar, propor a criação, analisar e votar o que mesmo? Ah, Leis... Epa! Quantos deles são operadores do Direito, mesmo? Ah, nenhum... Por enquanto, porque o Pastor Carlinhos se formará ainda no exercício do mandato.
    Meu comentário: Assessoria Jurídica serve para que, mesmo? Silvan, ajuda aí me informando o que você faz no ambiente da Casa Legislativa.
c) Um Ouvidor Público precisa ser interlocutor de Política, não de ações. O interlocutor de ações é o Prefeito. Executores de ações são técnicos qualificados. Ouvidoria é humanidade e sensibilidade em lidar com pessoas e problemas. Não é um perfil raro, convenhamos, embora nem todos o possuam.
    Meu comentário: Em administrações passadas, vimos motorista sendo nomeado como Secretário de Obras. Ninguém questionou a Autoridade legítima do Prefeito para fazer isso, nem perguntou pelas notórias construções erigidas pelo motorista, ao longo de sua carreira.
   Não que estejamos defendendo o direito de nomear a Mãe Joana para qualquer cargo, mas quem irá responder pelo sucesso ou fracasso de qualquer nomeação política é o PREFEITO. Ao que consta, Gustavo Prandini não nomeou médicos práticos, engenheiros práticos, advogados práticos, odontólogos práticos, etc...
   Seu companheiro de bancada Zezinho Despachante disse que dá para atropelar a lei, de vez em quando. O senhor está afirmando que Lei boa só se for a sua ou dos amigos, e bem temporã. Convenhamos, não há nada mais a ser inventado. É pelo que eu torço.
   Agenda Oculta? Precisando do Executivo, vá ao Legislativo. Em Monlevade, para a gestão de Gustavo Prandini, tem Vereador "qualificado" dizendo que é assim que funciona.


Fonte: Drops da insanidade

Comentários:

Postar um comentário