sexta-feira, janeiro 22, 2010

Monlevade contra dengue

   A Prefeitura de João Monlevade, através da Vigilância em Saúde (Visa) vai contratar 12 agentes de endemias para reforçar o combate ao mosquito transmissor da dengue. Segundo a coordenadora da Visa, Kátia Guimarães, os profissionais começam a trabalhar em fevereiro.
   Nesta semana foi realizado o Levantamento de Índice (LI) de infestação pelo Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Em 21, dos 64 bairros da cidade foram encontrados focos do mosquito.  Em números absolutos, os bairros Industrial, Carneirinhos e Lourdes foram os que apresentaram mais índices (8, 7 e 5 respectivamente). Segundo Kátia, em função do número de imóveis inspecionados o levantamento por bairro aponta o José de Alencar, Metalúrgico, Laranjeiras e Industrial como os de maior incidência.
  A coordenadora da Visa explica que com o verão e o período chuvoso, é necessária uma maior colaboração da população com medidas preventivas para combater os focos. Ela revela que atitudes simples do dia-a-dia, como tampar os recipientes que armazenam água, não deixar vasos de plantas com água acumulada e não jogar lixo nas ruas são princípios básicos.
  O Aedes Aegypti é menor que um pernilongo. Após a picada os sintomas se manifestam do 3º ao 15º dia da infecção. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. Se a pessoa sentir febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, além de manchas vermelhas no corpo, dor nos ossos e articulações deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.
   Nas próximas semanas, a Visa irá realizar diversas atividades na cidade para alertar a população sobre os riscos da doença e, principalmente, conscientizar as pessoas sobre a importância de se eliminar os possíveis focos do mosquito, muitas vezes encontrado dentro das próprias casas.
 

Comentários:

Postar um comentário