quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Crítica boa é assim que funciona.

Guilherme Nasser quer governar por tabela
Vamos polemizar pelo barulho! O vereador é contra o fato de que o Prefeito Municipal retire a exigência do Curso de Direito, para o cargo de Ouvidor Público Municipal. Então tá certo:

a) A independência entre os Poderes não pode funcionar aqui. Funciona no resto do mundo democrático, mas está errada se for para João Monlevade em 2010. Se, na hipótese do Prefeito eleito em 2012 for da turminha amiga, aí pode.
    Meu comentário: Pode, mesmo se o Prefeito eleito for meu adversário. Para cuidar dos assuntos do Executivo (entre muitas outras tarefas de governança) ele foi eleito. Se não se gosta da ideia, ou se afasta da política ou disputa a cadeira; as eleições são livres e abertas.
b) A Câmara não precisa de Vereadores com notório saber jurídico. Afinal, eles vão apenas elaborar, estudar, propor a criação, analisar e votar o que mesmo? Ah, Leis... Epa! Quantos deles são operadores do Direito, mesmo? Ah, nenhum... Por enquanto, porque o Pastor Carlinhos se formará ainda no exercício do mandato.
    Meu comentário: Assessoria Jurídica serve para que, mesmo? Silvan, ajuda aí me informando o que você faz no ambiente da Casa Legislativa.
c) Um Ouvidor Público precisa ser interlocutor de Política, não de ações. O interlocutor de ações é o Prefeito. Executores de ações são técnicos qualificados. Ouvidoria é humanidade e sensibilidade em lidar com pessoas e problemas. Não é um perfil raro, convenhamos, embora nem todos o possuam.
    Meu comentário: Em administrações passadas, vimos motorista sendo nomeado como Secretário de Obras. Ninguém questionou a Autoridade legítima do Prefeito para fazer isso, nem perguntou pelas notórias construções erigidas pelo motorista, ao longo de sua carreira.
   Não que estejamos defendendo o direito de nomear a Mãe Joana para qualquer cargo, mas quem irá responder pelo sucesso ou fracasso de qualquer nomeação política é o PREFEITO. Ao que consta, Gustavo Prandini não nomeou médicos práticos, engenheiros práticos, advogados práticos, odontólogos práticos, etc...
   Seu companheiro de bancada Zezinho Despachante disse que dá para atropelar a lei, de vez em quando. O senhor está afirmando que Lei boa só se for a sua ou dos amigos, e bem temporã. Convenhamos, não há nada mais a ser inventado. É pelo que eu torço.
   Agenda Oculta? Precisando do Executivo, vá ao Legislativo. Em Monlevade, para a gestão de Gustavo Prandini, tem Vereador "qualificado" dizendo que é assim que funciona.


Fonte: Drops da insanidade

Leia Mais...

Bolsa familia

    O recadastramento no Programa Bolsa Família para as famílias que residem no bairro Santo Hipólito, em João Monlevade, termina dia 5 de fevereiro. O atendimento será de 7h as 11h e 13 as 17 horas.
    Segundo a secretária de Trabalho Social, Lara Nunes Vera, as pessoas devem procurar a Escola Estadual do bairro, na rua Luiz Gonzaga s/n, munidos com os documentos dos familiares. Outras informações pelo telefone 3852-3310, ramal 212.

Fonte: Defato Online

Leia Mais...

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Drogas no carnaval

São Domingos do Prata - Três passageiros de um Táxi, placas HBN-5753 foram encaminhados à Delegacia depois que militares encontraram oito pedras de crack embaladas e prontas para o comércio.
   De acordo com a ocorrência, por volta das 23h do último domingo de Carnaval, os militares realizavam patrulhamento na MGC 120, no Km 499 quando abordaram o veículo. Ao serem parados, os três passageiros, sendo dois deles adolescentes ficaram exaltados.
   As drogas foram localizadas no interior do automóvel, escondidas no assoalho da parte traseira dentro de uma sacola. Os três foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimento e a droga apreendida.

Outro caso
 
   Outra prisão por fato semelhante aconteceu na cidade de Nova Era onde os militares encontraram com o desocupado Robson Pierre Lucas, 18, oito buchas de uma substância semelhante à cocaína.
   Populares teriam informado o fato à Polícia que abordou o desocupado no bairro Morro do Pau D'Óleo. Robson ainda teria tentado esconder as drogas na boca, porém foi flagrado com as mesmas que estavam em saquinhos plásticos pesando aproximadamente oito gramas.
   O desocupado que assumiu que venderia as substâncias pelo valor de R$20 cada recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado à Delegacia.

Fonte: Cidademais

Leia Mais...

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Carlos Moreira de volta a radio cultura?

   Segundo informações,Carlos Moreira deve assumir direção da rádio Cultura 590 AM em João Monlevade, ontem ele esteve na emissora, tratando de alguns detalhes, seu programa na rádio Global 106,9 FM, continua a todo vapor, com audiência em toda região.
   Será que volta? Aproveitem e votem na enquete do site  sobre a nova radio global.

Leia Mais...

17ª Corrida da mulher

     A Secretaria de Esportes e Lazer de João Monlevade está com as inscrições abertas até o dia 5 de março para a 17ª Corrida da Mulher. O evento será realizado no próximo dia 7 de março, às 9 hora, para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março). As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esporte, na Rose Machado Escola de Dança ou na Bioforma Academia. A participante deverá apresentar documento de identidade.
   O percurso terá início nas proximidades da Câmara Municipal, no bairro JK, sentido avenida Gentil Bicalho até retornar o ponto de partida. As primeiras colocadas receberão troféus e medalhas. A Corrida conta com o apoio do Lions Clube Sobral, Associação dos Corredores de Rua e Pista (Acorp) e Conselho Municipal da Mulher. Outras informações pelo telefone 3851-4510.

Leia Mais...

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Pre-folia

    Samba, marchinhas, axé e funk tomaram conta de João Molevade neste final de semana. Mais de 9.500 pessoas prestigiam os três dias de festa do “Pré-Folia – Carnaval da Gente” promovido pela Prefeitura de João Monlevade e a Fundação Casa de Cultura na praça do Povo neste final de semana. Os dados são da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente da cidade. Com o tema "Preservar é a nossa natureza!", a folia ocorreu uma semana antes do Carnaval. A data foi escolhida em virtude de municípios da região já possuírem tradição em comemorar a festa.
   O cantor monlevadense Rômulo Rás e sua banda se apresentaram nos três dias de festa com marchinhas de Carnaval. Na sexta, 5, a Banda Phasis da cidade de Formiga encantou o público com a música baiana. No sábado, 6, foi a vez da Banda Artigo Zero de Belo Horizonte e no domingo, 7, a banda Abraxás de Belo Horizonte e o funk dos Mcs Xocolate, Pitbull e Bob Tury levaram o público ao delírio.
   Segundo o diretor da Fundação Casa de Cultura, Luciano Roza, o Carnaval fora de época contemplou a expectativa dos realizadores. “A festa atingiu seu objetivo e nenhuma ocorrência grave foi registrada. O evento contou com a presença de jovens, adultos e pais que puderam levar tranquilamente seus filhos para a festa”, comentou.
   Para garantir a segurança dos foliões, um efetivo da PM foi deslocado para o evento. Outras ações de segurança foram instaladas como saídas de emergência, além de estruturas com as equipes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal Anti-Drogas (Comad), Secretaria de Saúde e também um ônibus da Polícia Civil com a presença de agentes e escrivães.

Fonte :Pmjm



Leia Mais...

Trafico de drogas no Prata


    A Polícia Militar de São Domingos do Prata, prendeu um jovem acusado de tráfico de drogas ontem(9), com ele foi apreendido aproximadamente 58 gramas de maconha, uma arma branca e um aparelho de telefone celular.
   A viatura policial de serviço obteve informações de que Dione Coelho Moraes, estaria traficando drogas e que nesta data havia deixado algo estranho numa residência no bairro Caparaó. A informação foi passada para os militares pelo proprietário do imóvel.
   No local foi localizado sobre uma geladeira, um frasco plástico contendo 19 buchas de maconha e um punhal de aproximadamente 15 cm de lâmina.
   Sob a coordenação do Ten Clebson, foi efetuado rastreamento localizado e apreendendo uma pedra de maconha pesando aproximadamente 21 gramas. Foi efetuado intenso levantamento e rastreamento no sentido de localizar Cláudio. Quando por volta de 23:30 horas, Claudio foi localizado e abordado, tendo sido encontrado com ele um aparelho de telefone celular de procedência duvidosa
   Dione e Cláudio foram conduzidos em flagrante, acusado de tráfico de drogas ficando a disposição da justiça.

   De posse das características do infrator, a PM localizou-o e abordado-o. O acusado (Dione Coelho), confirmou ser o proprietário da droga e da arma, alegando haver adquirido a droga de Cláudio Felício dos Santos, e que Cláudio possuía mais drogas escondida em um matagal próximo de um sítio no bairro Cerâmica.

Leia Mais...

Cursos de artes na casa de cultura

    A Fundação Casa de Cultura abriu ontem, 9, as inscrições para os cursos de teclado, dança de salão, violão, canto, piano, pintura em tecido e em tela.
   Os interessados devem se dirigir a sede da Fundação, localizada na avenida Getúlio Vargas, 433, bairro Areia Preta, das 8 às 12h e de 13 às 17h munidos de foto 3 x 4, cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de endereço.
  As aulas terão início no dia 1º de março. Mais informações através do telefone 3851-4499

Leia Mais...

Manifestações proibidas na BR381

     O Departamento Nacional de Infra-Estrutura do Transporte (Dnit) negou pedido de manifestação na BR 381 feito pela presidente da Câmara, Dorinha Machado (PMDB). De acordo com a parlamentar, a intenção seria instalar, mais uma vez, cruzes brancas no canteiro da rodovia, como forma de alerta aos motoristas no próximo dia 13. "A intenção era sensibilizar os motoristas principalmente nesta época de Carnaval em que ocorre grande número de acidentes", explicou.
     Porém, o órgão não autorizou o pedido sob alegação de que não seria necessário e que os objetos poderiam ser roubados novamente como aconteceu durante manifestação realizada em julho de 2008. Outra justificativa usada pelo Dnit é de que as rodovias não podem conter nada que chamem ou dispersem a atenção dos motoristas.
    Questionada sobre o fato de as manifestações que ocorriam todo dia 13 de cada mês estar perdendo forças, Dorinha disse acreditar que o público tenha se dispersado. "Acho que o Dnit deveria ser nosso parceiro nas ações. Da minha parte posso garantir que não irei desistir da duplicação", afirmou.
    A presidente da Câmara informou ontem ao Bom Dia que pretende, após o período do Carnaval, agendar uma reunião com o órgão na capital mineira para acompanhar os processos de licitações feitos no ano passado. "Vou acompanhar de perto os passos deles (Dnit), não gostaria que o movimento caísse no esquecimento", finalizou.

Fonte: Cidademais

Leia Mais...

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Policiais apreendem drogas em Nova Era

   Na madrugada de Sábado para Domingo, os Policiais Militares da 17ª Cia Ind. da cidade de Nova era, realizaram uma operação com o objetivo de prevenir crimes violentos e combater tráfico de drogas na cidade.
  Em diversos pontos da cidade foram realizandas batidas policiais, blitz e abordagens a indivíduos suspeitos.
   Durante a operação, os militares realizaram a captura e prisão de indivíduos que estavam aterrorizando o Garimpo de Capoeirana, zona rual da cidade.
   Os detidos são de outras cidades e estavam usando o Garimpo como refúgio, além de promover o medo e o terror na região, realizando disparos de arma de fogo em via pública, ameaças de morte, intenso tráfico de drogas e agressões à população por motivo fútil.
   Durante a noite de sábado, o grupo de três indivíduos foram até um bar no interior do Garimpo e exibiu armas de fogo, usou droga conhecida como “Crack” na presença dos cidadãos de bem, e ao sair do bar ameaçou a todos de morte entre eles crianças e mulheres, se caso alguém o denunciasse para Polícia. Ao deixarem o local, o grupo apontou a arma em direção as pessoas e efetuou um disparo, contudo acertou somente a parede do bar.
   Os autores foram presos sendo que um dos indivíduos, de alta periculosidade, estava ainda portando a arma de fogo.
    Além da prisão dos três indivíduos, foram apreendidos pelos Militares duas armas de fogo sendo uma Pistola 765 e Revólver Cal .22, 06 cartuchos intactos de calibre 22, 04 cartuchos de Pistola 765, 10gr de “Crack” usadas para o Tráfico de drogas, R$ 248,00 em dinheiro trocado para facilitar a venda de drogas e uma faca tipo canivete que estava em sua cintura.
   A operação contou ainda com a participação de policiais civis de Nova Era comandada pela Delegada Dra. Kariman que autuou e deu voz de prisão em flagrante aos acusados.

Leia Mais...

Pesados Investimentos em João monlevade

     O prefeito de João Monlevade, Gustavo Prandini, assinou na última sexta-feira, 5, os contratos que garantem para a cidade repasse de R$1,620.300,00 de recursos destinados à execução de projetos importantes para o município como a construção da Cozinha Comunitária, Centro Cultural Turístico, Pavimentação do Bairro Cidade Nova e Complexo Turístico do Areão. A verba foi obtida por meio de emendas parlamentares dos deputados federais Zé Fernando e Antônio Roberto, ambos do PV e Leonardo Monteiro do PT.
   O recurso para a implantação da Cozinha Comunitária é de R$350 mil, disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O objetivo da Cozinha é produzir e distribuir gratuitamente refeições saudáveis, além de ser uma estratégia de inclusão social produtiva, de fortalecimento da ação coletiva e da identidade comunitária. O projeto deverá ser executado no bairro Santa Cecília.
   Para o Centro Cultural Turístico, o repasse é de R$ 292.500,00 mil pelo Ministério do Turismo e a Prefeitura de João Monlevade ainda estuda o local onde será construído. A obra está orçada em aproximadamente R$1 milhão. Para isso, o Executivo busca mais recursos para completar a verba. Já o bairro Cidade Nova, receberá através do Ministério das Cidades, R$ 295.300,00 destinados à pavimentação das ruas. O bairro que não tem rede de esgoto está prestes a receber o serviço, inclusive com tratamento em fossas sépticas.
   O maior recurso é de R$ 682.500,00 mil para o Complexo Turístico do Areão. No local, serão construídas pistas de caminhada, quiosques e quadras esportivas. Em breve, o município fará abertura do processo licitatório para execução de todas as obras.



Leia Mais...

Funcec renova parceria

    A FUNCEC renova a parceria com a ENSCON VIAÇÃO LTDA, TRANSPRATA LTDA (CENTEC - Ensino Fundamental e Médio não Profissionalizante – manhã) e DELMARA CIA LTDA (CENTEC - Ensino Fundamental e Médio não Profissionalizante – manhã) para garantir aos alunos transporte eficiente e a custo baixo.
    Somente os alunos FUNCEC trafegam nos veículos de transporte público e/ou privado municipal e intermunicipal em todas as rotas e linhas que atendem os horários de início e fim das aulas, em dia letivo, com destino à FUNCEC e retorno aos pontos próximos à residência, pagando apenas:

• R$175,00 (cento e setenta e cinco reais) POR SEMESTRE LETIVO 2010 – João Monlevade – Alunos matriculados nas Faculdades Integradas FUNCEC e Cursos Técnicos do CENTEC

• R$200,00 (duzentos reais) POR SEMESTRE LETIVO 2010 – Bela Vista de Minas– Alunos matriculados nas Faculdades Integradas FUNCEC e Cursos Técnicos do CENTEC

• R$400,00 (quatrocentos reais) POR ANO LETIVO 2010 – João Monlevade – Alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio não Profissionalizante – manhã - do CENTEC

• R$820,00 (oitocentos e vinte reais) POR ANO LETIVO 2010 – São Domingos do Prata e Nova Era - Alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio não Profissionalizante – manhã - do CENTEC

• R$500,00 (quinhentos reais) POR ANO LETIVO 2010 – Rio Piracicaba - Alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio não Profissionalizante – manhã - do CENTEC

• R$500,00 (quinhentos reais) POR ANO LETIVO 2010 – São Gonçalo do Rio Abaixo - Alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio não Profissionalizante – manhã - do CENTEC



    A parceria proporciona aos alunos que residem em João Monlevade, por exemplo, uma economia de aproximadamente R$325,00 (trezentos e vinte e cinco reais) por SEMESTRE LETIVO. Vejamos:

 
• Preço da passagem em João Monlevade – R$2,50 (2010, aproximadamente) x 02 por dia letivo (ida e volta) = R$5,00 x 20 dias letivos = R$100,00 por mês – R$500,00 por semestre letivo

• Projeto Transporte FUNCEC – R$35,00 por mês – R$175,00 por semestre letivo

• Economia mensal – R$65,00

• Economia ao longo do semestre letivo 2010 – R$325,00



Além disso, os alunos que optarem pelo pagamento em parcela única para o semestre/ano letivo 2010 terão 10% (dez por cento) de desconto, e no caso de pagamento em 02 (duas) parcelas, o desconto será de 8% (oito por cento).



Para usufruir os benefícios do Projeto Transporte FUNCEC, basta realizar o procedimento abaixo e atender as seguintes regras:



• Acessar o site da FUNCEC (www.funcec.br), com o código de matrícula do Aluno e senha (no caso do CENTEC, o CPF do Responsável Financeiro)

• Conferir a cidade/trajeto desejado e optar pela forma de pagamento

• Se houver opção por pagamento mediante parcela única, será emitido boleto bancário no valor total com o desconto de 10% (dez por cento), e vencimento no prazo de 02 (dois) dias úteis após a emissão

• Para as demais condições de pagamento, o Aluno ou Responsável deverá comparecer à Tesouraria para apresentação de cheque ou cartão de crédito

• A autorização para deslocar-se nos veículos do Projeto ou recarga dos cartões ENSCON, somente ocorrerá com o efetivo pagamento do boleto bancário em caso de parcela única, ou quitação da 1ª parcela em se tratando de pagamento parcelado, neste caso somente na Tesouraria da FUNCEC

• A ADESÃO AO PROJETO SERÁ EFETIVADA SOMENTE APÓS O PAGAMENTO DA PARCELA ÚNICA OU PRIMEIRA PARCELA, E ASSINATURA DO TERMO NA FUNCEC

• Para os Alunos que possuem o CARTÃO ENSCON CARD a recarga será feita após aceite do Termo de Adesão no site FUNCEC e pagamento da parcela única ou 1ª parcela, em caso de opção por parcelamento – PRAZO ATÉ DIA 05/02/2010 – HAVERÁ BLOQUEIO DOS CARTÕES ENSCON CARD NÃO RENOVADOS A PARTIR DE 08/02/2010

• Para os Alunos que NÃO possuem CARTÃO ENSCON CARD a adesão ao Projeto Transporte FUNCEC deverá ser feita diretamente na FUNCEC, para aquisição do cartão

• Para os Alunos do ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO CENTEC, que utilizam os serviços de transporte em JOÃO MONLEVADE, SÃO DOMINGOS DO PRATA, NOVA ERA, SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO E RIO PIRACICABA, o Responsável Legal/Financeiro deverá seguir o procedimento no site da FUNCEC (utilizando número de matrícula do aluno e CPF-senha do Responsável), quitar o boleto bancário em caso de parcela única, ou comparecer à Tesouraria da FUNCEC para efetivar o pagamento em se tratando de opção parcelada, ou cheque ou cartão de crédito.

• Ficam os Alunos e Responsáveis advertidos de que a ausência de pagamento após 02 (dois) dias de vencimento da parcela implicará na suspensão dos serviços de transporte mediante bloqueio do CARTÃO ENSCON CARD, bem como NÃO AUTORIZAÇÃO para utilizar os veículos de transporte do Projeto FUNCEC, no caso dos Alunos CENTEC Ensino Fundamental e Médio, através de lista, após dar conhecimento aos Pais e Responsáveis (Ensino Fundamental e Médio)

• A quitação do débito e retorno dos serviços através de DESBLOQUEIO DO CARTÃO e AUTORIZAÇÃO será feito diretamente na ENSCON, TRANSPRATA ou DELMARA



PRAZO PARA ADESÃO ao Projeto Transporte FUNCEC:



• Alunos que já possuem CARTÃO ENSCON CARD FUNCEC – 01 a 05/02/2010 – HAVERÁ BLOQUEIO PARA CARTÃO NÃO RECARREGADO NESTE PRAZO A PARTIR DO DIA 08/02/2010



• Alunos do CENTEC (Ensino Fundamental e Médio) que já possuem cartão com direito à transporte – 01 a 05/02/2010 - HAVERÁ BLOQUEIO PARA ALUNO QUE NÃO ADERIU NESTE PRAZO A PARTIR DO DIA 08/02/2010



• Alunos que não possuem CARTÃO ENSCON CARD FUNCEC – 01 a 26/02/2010 – com direito a parcelamento, após 26/02/2010 a 31/03/2010 será aceito apenas mediante pagamento em parcela única ou duas parcelas



    Informamos ainda, que para os alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio do CENTEC serão disponibilizados 02 (dois) veículos exclusivos para atender o transporte escolar em horário de início e fim das aulas em dias letivos, inclusive com 02 (duas) monitoras para maior segurança e comodidade dos alunos, a partir de 2010, no trajeto municipal de João Monlevade.
   Quanto aos alunos do CENTEC (Ensino Fundamental e Médio – manhã) residentes em Nova Era, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo, a FUNCEC continuará proporcionando em 2010 transporte escolar de qualidade e a custo muito baixo, a partir de parcerias firmadas com fornecedores locais.

Fonte: Funcec

Leia Mais...

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Começa o planejamento da agenda do medio Piracicaba

    A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) reuniu representantes das cidades afiliadas para elaboração do calendário de eventos sociais, culturais e agropecuários de 2010. O encontro, iniciado às 10 horas, foi encerrado à tarde deste sábado, 6 de fevereiro, na sede da entidade, em João Monlevade.
   A reunião foi liderada pelo prefeito Raimundo Nonato Barcelos, Nozinho, de São Gonçalo do Rio Abaixo e presidente da Amepi. Estiveram presentes os prefeitos Arnaldo Magno da Silva (Bela Vista de Minas), Pedro dos Santos Moreira, Pedrada (Bom Jesus do Amparo), José Maria Repolês (Dom Silvério), Itabira (João Izael Querino Coelho), Gustavo Henrique Prandini de Assis (João Monlevade), Gentil Alves Costa (Rio Piracicaba), Geraldo Coelho do Nascimento, Geraldo Noé (Santa Maria de Itabira). As cidades restantes foram representadas por vices-prefeitos, presidentes de câmara e secretários.
   Durante o evento foi servido o café da manhã e almoço e foi montado todo o calendário cultural, esportivo, agropecuário do Médio Piracicaba e Estrada Real.


Leia Mais...

Volta do Cras dia 9

    Na próxima terça-feira, 9, serão retomadas as atividades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Itinerante no Loanda. Através do projeto serão contemplados os bairros Loanda, Metalúrgico, Belmonte, Loanda e Laranjeiras. As atividades começam às 14 horas na área da igreja Perpétuo Socorro. Haverá distribuição de brinquedos, pipoca e algodão doce para todos os participantes.
    Proteção, socialização e a promoção de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social são os principais objetivos do Cras Itinerante (Centros de Referência e Assistência Social), implantado através de uma proposta aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Comas).
    O Cras itinerante é uma estratégia da Prefeitura juntamente com a Secretaria Municipal de Trabalho Social para levar os serviços ofertados pelo programa aos bairros da cidade. Um dos objetivos é atender as famílias que moram mais afastadas da sede do Programa que fica localizado na avenida Resplendor, nº 81 no bairro Teresópolis.
    O programa desenvolve visitas domiciliares, palestras voltadas à comunidade, grupos, oficinas de convivência e trabalhos sócio-educativos com as famílias, encaminhamentos e acompanhamentos por meio de reuniões e ações comunitárias, cursos de capacitação e campanhas sócio-educativas, dentre outras atividades. Informações pelo telefone 3852-6654.



Fonte: Via comercial

Leia Mais...

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Acidente na 381 deixa oito pessoas feridas

   Oito pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde desta quinta-feira, na BR-381, próximo ao trevo de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A batida deixou ao menos oito pessoas feridas e um dos veículos explodiu.
   De acordo com as primeiras informações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma das vítimas ficou presa às ferragens. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi até o local para auxiliar no resgate dos feridos.

Leia Mais...

Moreira radio política?

   "Os executantes do serviço de radiodifusão educativa observarão sempre as finalidades educativo-culturais da sua programação". Este texto está previsto no artigo 6º da portaria interministerial 651 de 15 de abril de 1999, que estabelece critérios para outorgas de concessões, permissões e autorizações para serviço de radiodifusão sonora com finalidade exclusivamente educativa, mas não é seguido à risca pela emissora recém-criada Global FM, pertencente à Fundação Germim Loureiro.
   Uma semana após a estreia da programação, a emissora se mantém veiculando programas que fogem ao propósito fundamental das rádios educativas, que é a destinação exclusiva à divulgação de programação de caráter educativo-cultural e não ter finalidades lucrativas. De acordo com o parágrafo 1º da mesma portaria, "entendem-se por programas educativo-culturais aqueles que, além de atuarem conjuntamente com os sistemas de ensino de qualquer nível ou modalidade, visem à educação básica e superior, à educação permanente e formação para o trabalho, além de abranger as atividades de divulgação educacional, cultural, pedagógica e de orientação profissional, sempre de acordo com os objetivos nacionais". O artigo 4º prevê que "o tempo destinado à emissão dos programas educativo-culturais será integral nas emissoras educativas".
   Porém, em Monlevade, o que se observa é outra coisa. Programa da rádio Global FM comandado pelo locutor e ex-prefeito Carlos Moreira é um exemplo de como não seguir as normas. Ontem, 4, durante todo o tempo, Moreira fez discurso político, tecendo críticas à administração municipal, chegando a questionar, ironicamente, a realização de um carnaval antecipado na cidade, afirmando que era diferente de todo o resto. Entretanto, esqueceu-se de observar que durante anos a cidade ficou sem este que é um evento cultural.
      Dados do Ministério da Comunicação apontam que a direção da Fundação Germin Loureiro está a cargo de um grupo com forte ligação ao deputado Mauri Torres (PSDB). Além do empresário José Oscar de Morais, proprietário da Prohetel, também respondem pela direção da Fundação o empresário Darci Alves da Silva, dono do Supermercado Somar de Nova Era e Lélia Carvalho e Silva (ex-secretária do parlamentar).
  


Leia Mais...

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Alvinópolis busca novo aterro em João Monlevade

    A cidade de Alvinópolis está mais próxima de ser a nova integrante do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos, que é composto pelas cidades que utilizam o Aterro Sanitário de Monlevade.
   Segundo o prefeito de Alvinópolis, João Batista Mateus Moraes (Galo Índio - PTB), o Executivo deverá enviar à Câmara Municipal alvinopolense um projeto para que a cidade passe a depositar seus resíduos no Aterro. Alvinópolis deve pagar, inicialmente, R$200 mil, em quatro parcelas, para poder usar o espaço. Esse valor é bem menor que a multa que a cidade paga atualmente, que chega a R$800 mil, por causa do descarte incorreto de resíduos da cidade e do não cumprimento de um termo de ajustamento de conduta desde governos anteriores.
   Mas conforme já publicado pelo Jornal A Notícia, a vida útil do Aterro Sanitário de Monlevade está prevista para terminar em março, podendo suportar até junho. Caso Alvinópolis decida utilizar o Aterro, o dinheiro pago pela cidade será usado para investir na construção de uma segunda célula para depositar resíduos sólidos. Como o orçamento dessa nova célula é cerca de R$2 milhões, valor 10 vezes maior que o que será pago por Alvinópolis, o Consórcio terá que buscar recursos junto ao Governo Federal ou as cidades que utilizam o Aterro deverão fazer as obras com recursos próprios.

Fonte: Vibe Minas

Leia Mais...

Carnaval promete

    O trânsito está parcialmente interditado em Carneirinhos. Uma das vias sofre paralisações constantes em função do Carnaval fora de época que será realizado pela Prefeitura Municipal de João Monlevade. Por esse motivo, o motorista deve evitar o trânsito nas proximidades da praça do povo, no centro comercial.
   A festa começa amanhã e algumas ruas foram interditadas, ocasionando tumulto e engarrafamentos no trânsito. A Prefeitura prepara um portal feito de eucalipto para receber os foliões para os três dias de festa, que terão, em maioria, atrações locais e regionais. O Executivo estima um custo de R$ 100 mil com a festa.

Leia Mais...

Mais cedo ou tarde!

   Noticia do blog do Thiago Moreira :

   "Dentro de alguns dias, a Prefeitura Municipal de João Monlevade terá de dar uma solução para a questão das concessões públicas. Centenas de comerciantes, empresários e funcionários estão de olho no caso. É que o prefeito assinou um termo de ajustamento de conduta se comprometendo a reintegrar, no início deste mês, os terrenos cedidos pelo município. Se não o fizer, ele terá de pagar, do próprio bolso, uma multa diária por descumprimento judicial. Enquanto isso, notamos um interesse muito maior do comerciante e do empresário em resolver o problema do que do poder público.
   O vereador Guilherme Nasser (PSDB) pediu uma audiência pública para debater o assunto e, enquanto viajava, estranhamente, ela foi desmarcada pela presidente da Câmara, Dorinha Machado, a pedido do Executivo. A Prefeitura alegou não ter conhecimento de todos os endereços. E olha que faltam alguns dias para o prazo vencer. "

    Será que acaba em pizza?

Leia Mais...

Goleada


  O Cruzeiro cumpriu seu papel, goleou o Real Potosí, por 7 x 0, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, e garantiu um lugar no grupo 7 da Copa Santander Libertadores. Depois do empate por 1 x 1 na Bolívia, a equipe celeste não teve dificuldade para eliminar o adversário da primeira fase para seguir rumo a tricampeonato da América.

    Campeão nos anos de 1976 e 1997, o Cruzeiro terá como adversários no próximo estágio Vélez Sarsfield-ARG, Colo-Colo-CHI e Deportivo Itália-VEN. O campeão de cada um dos oito grupos e os seis melhores segundos colocados passam às oitavas-de-final.
   Sem o armador Gilberto, expulso no jogo de ida, Adilson Batista armou o Cruzeiro com três atacantes. Thiago Ribeiro, Kleber e Wellington Paulista formaram o trio de ataque, enquanto os volantes Elicarlos, Marquinhos Paraná e Henrique compuseram o meio-campo.
   A Raposa poderia empatar por 0 x 0 que classificaria, mas garantiu o resultado já no primeiro tempo, com gols de Marquinhos Paraná, Thiago Ribeiro, Kleber e Jonathan.
   A estreia na fase de grupos acontecerá já na próxima semana. O Cruzeiro vai a Buenos Aires enfrentar o Vélez Sarsfield, na próxima quarta-feira, às 21h 50. Antes, os comandadsos de Adilson Batista encaram o Villa Nova, sábado, às 17h, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro.

CRUZEIRO 7 X 0 REAL POTOSÍ

Motivo: jogo de volta da primeira fase da Copa Santander Libertadores

Data: 03/02/2010 (quarta-feira)

Árbitro: Diego Hernán Abal (ARG)

Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Público: 36.574 pagantes

Renda: R$ 734.725,75

Gols: Marquinhos Paraná, aos 28 min, Thiago Ribeiro, aos 30 min, Kleber, aos 39 min, e Jonathan, aos 45 min do primeiro tempo; Eliandro, aos 42 min, Bernardo, aos 43 min, e Guerrón, aos 46 min do segundo tempo

Cartões amarelos: Gutierrez (Real Potosí); Henrique (Cruzeiro)

Cartões vermelhos: Yecerotte e Galindo (Real Potosí)

Fonte: Site Oficial do Cruzeiro.

Leia Mais...

ProJovem Adolescente inscrições abertas

   O ProJovem Adolescente, programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de João Monlevade, está com as inscrições abertas para formação de uma nova turma. Podem se inscrever candidatos com idade entre 15 e 17 anos pertencente às famílias beneficiárias do Bolsa Família ou em situação de risco social.
   Os interessados poderão se inscrever na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na avenida Resplendor, 81, bairro Teresópolis. Devem ser apresentados certidão de nascimento ou identidade, cartão do Bolsa Família e CPF da mãe ou responsável.
  O objetivo do programa é oferecer proteção social básica e assistência às famílias, além de contribuir para a elevação da escolaridade e redução do uso de drogas e dos índices de violência, gravidez precoce e de ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis. Informações através do telefone 3852-6654.
 
    Formatura



   Nesta sexta-feira, 5, aproximadamente 60 jovens receberão certificado de participação no projeto sócio educativo do ProJovem Adolescente, na sede do Cras, às 14 horas. Os adolescentes participaram deoficinas nas áreas de cultura, esporte, cidadania, meio ambiente e saúde.

Leia Mais...

Carlos Moreira afunda

Locutor da rádio Global, o ex-prefeito Carlos Moreira, pretenso candidato a deputado federal, pode ver sua candidatura naufragar antes da hora. A falta de apoiadores regionais é tida, nas rodas políticas, como o principal complicador.
Segundo comentários de bastidores da política monlevadense, Carlos Moreira já teria desistido de se candidatar devido ao fato de prefeitos do Médio Piracicaba e do ex-ministro Walfrido Mares Guia não declararem apoio a ele. Na região, prefeitos de pelo menos sete cidades já teriam afirmado que não o apoiarão.
Entretanto, ainda que o locutor insistisse na candidatura, mais uma vez ela poderá ficar apenas no campo das idéias, uma vez que tramita no Congresso projeto de iniciativa popular que veta a candidatura dos políticos com condenação na Justiça, o chamado projeto Ficha Limpa. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) defendeu a votação imediata do projeto, o que deve ocorrer em março.
O projeto, com a força de mais de 1,3 milhão de assinaturas, foi entregue à Câmara em 29 de setembro do ano passado. Mas ainda há resistência em quase todos os partidos sobre o mérito do projeto, que impede a concessão do registro eleitoral para políticos condenados em primeira instância, por crimes graves. Os líderes concordam, porém, que é preciso votar o texto antes das eleições.
Carlos Moreira responde a mais de 20 processos apenas em 1ª Instância, nos quais ele está incluído direta ou indiretamente. Até o final do mandato dele, em 2008, eram 12 apenas os movidos pelo Ministério Público. Em 2ª Instância, ao término do mandato, eram cinco. Entre as ações, o questionamento de permissões de uso feitas pela Prefeitura durante seus dois mandatos e favorecimento à Enscon Viação em licitação de transporte coletivo. Por veicular propaganda institucional em período vedado por lei, a Justiça condenou Moreira a ressarcir o município com o valor integral correspondente às despesas com publicidades. O processo data de 2004. Moreira também foi condenado a pagar multa equivalente a dez vezes o valor de sua remuneração como prefeito.

Leia Mais...

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Eita como as coisas são heim!

  "O Governo Gustavo Prandini anunciou ontem importante mudança no secretariado da Prefeitura de João Monlevade.
  A irmã do prefeito, Polliana Prandini, deixa a Secretaria de Administração para assumir a pasta da Saúde e Gisele Domingues troca a Secretaria de Saúde pela Administração.
  Parabéns ao prefeito pela decisão acertada e em boa hora.
Polliana, por ser irmã do prefeito, jamais deveria ter assumido a Secretaria da Administração, que é fonte de atritos e de negativas do governo. Mesmo assim ela não decepcionou e passou relativamente bem pelo desafio.
Já à Gisele faltou perfil político para enfrentar as dificuldades inerentes ao setor da saúde e ela deve se sair melhor administrando a máquina governamental.
  No entanto, Polliana só vai conseguir recuperar a avaliação positiva que a saúde tinha se levar para o gabinete do prefeito todas as decisões políticas do setor.
  Caso contrário é chover no molhado."

  Não sei se engano mas é moda o nepotismo?

Leia Mais...

Fim de enquete

Finalizando a enquete:

   Com relação a linha Azul mais da metade dos internautas (53%) que votaram acreditam que a linha azul chegou apara piorar a situação do transito de João Monlevade enquanto poucas acreditam na melhora.
   Quanto ao prefito Gustavo Prandini não tenho informações sobre o status junto ao TRE, logo mantenho a enquete aberta.


Obrigado a todos leitores.








Leia Mais...

Prisões em Monlevade aumentam

  A Polícia Civil prendeu em flagrante na tarde dessa segunda-feira, 1º, um trio suspeito de cometer diversos furtos na cidade. De acordo com o delegado de Crimes Contra o Patrimônio, Luiz Otávio Matozinhos, os desocupados Mauro Sérgio Estevam, Alexandre Vieira da Silva e Cristiano Silva Ferreira teriam furtado um portão em um ferro velho quando foram presos.
  Ainda segundo o Delegado, Mauro já havia sido preso em flagrante por seis vezes, porém, graças às brechas da Justiça conseguiu ser solto. Mesma situação de Cristiano.
  A dupla possui uma ficha extensa na Delegacia, incluindo inquéritos instalados através de portarias. Matozinhos, que mais uma vez ratificou o flagrante e ofereceu denúncia ao Ministério Público, disse esperar que dessa vez o trio permaneça preso.
  E por falar em furtos, o Delegado enfatizou o grande número de ocorrências registradas somente neste final de semana de crimes dessa natureza e revelou estratégias para que esse índice diminua. "Foram 20 furtos entre sexta e domingo, um número muito grande. Vamos buscar uma parceria com a Polícia Militar para realizar ações integradas a fim de reprimir os crimes contra o patrimônio e suas causas, que são o uso e o tráfico de drogas", finalizou.

Fonte : Cidademais

Leia Mais...

Novo Real

  As notas da "segunda família" do real seguirão um padrão internacional que dificultará a falsificação, afirmou nesta quarta-feira (3) o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante o lançamento dos novos modelos das notas de real. Para ele, os novos modelos de notas também auxiliam na "internacionalização" da moeda brasileira.
  As cédulas de R$ 50 e R$ 100 serão modificadas ainda no primeiro semestre de 2010, enquanto as demais serão substituídas até 2012, conforme as notas ficarem velhas e terem de sair de circulação. A meta é iniciar a substituição dos atuais modelos de R$ 10 e R$ 20 no primeiro semestre de 2011.
  As novas notas custam de 25% a 28% a mais do que os modelos antigos, segundo o BC. Somente em 2010, a autoridade monetária estima gastar R$ 300 milhões com o processo de substituição das cédulas.
  As mudanças são tecnológicas e de design, mas o BC afirmou que todos os animais representados nas notas atuais continuarão a figurar nas novas versões. "O objetivo é que sejam muito seguras. Estaremos emitindo cédulas de última geração, que são compatíveis com as cédulas mais modernas em circulação no mundo, como o euro [e] a nova família de dólares", afirmou o ministro Mantega.
  Por conta do fortalecimento da moeda brasileira, Mantega diz que o país também tem de se preparar para que o real seja mais utilizado no mercado internacional. "Já começa a haver demanda para que [a moeda brasileira] possa ser utilizada fora do país", disse.
  De acordo com o ministro, o real já é considerado uma moeda forte. "Hoje o real é uma moeda forte. Às vezes, alguns empresários reclamam que a moeda é tão forte, valorizada, mas a vida é assim. Temos de nos preparar para que o real seja uma moeda de curso [circulação] internacional. Hoje é uma moeda de curso mais limitado."

 Mais em: G1

Fonte: G1

Leia Mais...

Atitude suspeita termina em prisão em Itabira

   Na madrugada do dia 31 de janeiro, agentes da PM capturaram dois menores infratores, de 14 e 15 anos, e o servente de pedreiro Arthur Bruno Gonçalves, de 19 anos, na avenida Rio Doce, bairro Areão, onde acontecia o show de encerramento da campanha da Natal da CDL – Itabira.
  O grupo estava em atitude suspeita quando os PMs decidiram revistá-los. Antes da abordagem, eles reagiram tentando escapar e correr pela praça. Na cintura do servente havia uma arma de fogo, calibre 32, com cinco cartuchos intactos. Depois de cercados e dominados pelos policiais, os envolvidos foram levados à unidade da Polícia Judiciária.
  Segundo os militares os menores foram detidos por desobediência ao reagir fugindo. O maior de idade foi preso por porte ilegal de arma. Os três tiveram de ser algemados já que mesmo depois de receber voz de prisão tentavam escapar, inclusive de dentro da viatura policial.
 

Leia Mais...

Acidente na 381

  Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida na manhã desta quarta-feira (3) em São Gonçalo do Rio Abaixo. Ambas foram vítimas de um acidente ocorrido por volta das 8h30, no quilômetro 14 da BR-381.
   O helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, atua no resgate das vítimas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no sentido João Monlevade-Vitória, e o trânsito flui lento no local. Morreu um homem de 26 anos e ficou gravemente ferido um de 34. Ambos estavam em um Fiat Uno, que bateu lateralmente em uma carreta Volvo. O condutor da carreta não teve ferimentos.

Fonte: Defato Online

Leia Mais...

Começam as obras do ETE

    A Comin Construtora realiza trabalhos de fundação e topografia no terrenode 10.605,44 m2, onde será construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cruzeiro Celeste, no bairro Vera Cruz.
  De acordo com o engenheiro da empresa, Márcio Magela dos Santos, projetos específicos serão concluídos dentro de 30 dias nas áreas elétrica, estrutural e hidráulica. Após a conclusão desses projetos, terão início as obras de construção da ETE. Inicialmente, 40 profissionais atuarão no local. Serão investidos R$5.969.017,51, dinheiro garantido através de parceria entre os governos Municipal e Federal. A Estação de Tratamento de Esgoto deve ser concluída dentro de 15 meses.

                                              Pagamento
 

                                                       A Prefeitura de João Monlevade deverá fazer o pagamento em juízo de R$108.705,76 da área desapropriada no ano passado para construir a 











Fonte: PMJM

Leia Mais...

Saude do povo

   A Associação Médica de João Monlevade, Prefeitura, academia Companhia do Fitness e rádio Alternativa 1 FM realizaram durante toda a manhã desse domingo, 31, o projeto “Saúde na Praça”. O local escolhido para a realização do evento foi a Praça do Povo que contou com a participação de médicos de diversas especialidades, professores de educação física e nutricionistas. Eles orientaram a comunidade sobre diversos assuntos ligados à saúde. 
   Segundo o presidente da Associação Médica, Luiz Alpino Prandini de Assis, o objetivo do evento é melhorar a qualidade de vida da população, através da medicina preventiva com dicas de saúde nutricional e física, diminuindo a incidência de doenças ligadas ao sedentarismo. O prefeito de João Monlevade, Gustavo Prandini, afirmou que a idéia é promover mensalmente o projeto.
  Durante o “Saúde na Praça”, crianças e adultos tiveram aulas de jump, spining, alongamento e dicas para prevenir a obesidade e a hipertensão arterial, além de cuidados com a dengue, meio ambiente, dentre outros temas. 

Fonte: PMJM

Leia Mais...

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Ajuste da tarifa

   A Prefeitura de João Monlevade e a Enscon Viação ampliaram a Tarifa Social de R$1,00 para todos os itinerários e dias da semana, entre 0h e 4 horas da madrugada.  "Considero uma vitória para toda a comunidade", enfatizou o prefeito. Desde o ano passado, a Tarifa Social vigora nas linhas 42 (Carneirinhos) e 43 (Novo Cruzeiro).
 
  O anúncio da ampliação foi feito pelo prefeito Gustavo Prandini em entrevista coletiva na sede administrativa na tarde desta sexta-feira, 28. "A comunidade já será beneficiada, agora, com o Pré-folia (dias 5, 6 e 7 de fevereiro), além de outros eventos e festas", destacou o prefeito Gustavo Prandini.
   O chefe do Executivo também falou que a intenção da Administração era o congelamento do valor de R$1,90 pago através do cartão magnético. Contudo, levando em consideração a planilha apresentada pelo Conselho Municipal de Transportes (CMT), a tarifa foi reajustada para R$2,00. Já o pagamento em dinheiro subiu de R$2,30 para R$2,50. A primeira proposta apresentada ao prefeito pelo CMT, após ouvir a Enscon Viação, era R$2,25 no cartão e R$2,65 no dinheiro. As mudanças entram em vigor no dia 1º de fevereiro, próxima segunda-feira.
 
Negociações
 
   O secretário municipal de Serviços Urbanos, Luiz Gonzaga Dias Pena, considerou positiva as negociações entre o CMT, Enscon Viação e Prefeitura, com a participação da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Monlevade (Autcom).
   Pena destacou que, anteriormente, as sugestões do Conselho de Transportes eram acatadas, no governo anterior, sem que houvesse uma contraproposta da Prefeitura. "Por causa do diálogo que estamos tendo desde o ano passado, em três anos a passagem no cartão subiu apenas R$0,10", reforçou o secretário de Serviços Urbanos, pasta responsável pelas ações no setor de trânsito e transportes.
 

Leia Mais...