quarta-feira, dezembro 23, 2009

Mudanças na linha azul

    Depois de diversas reclamações e sugestões de motoristas e pedestres relacionadas à fluidez no trânsito das avenidas centrais de Monlevade, o Setor de Trânsito e Transportes (Settran) da Prefeitura promoveu novas alterações referentes à sinalização.
    Desde a última quarta-feira, 16, o cruzamento da Praça Sete de Setembro com Wilson Alvarenga foi fechado com cones, impossibilitando a travessia de veículos vindos da Getúlio Vargas ou que usem o local como retorno. De acordo com o Settran, a operação tem o objetivo de melhorar a fluidez da avenida Wilson Alvarenga e deverá durar o tempo necessário para que sejam trabalhadas as melhorias nos planos semafóricos. O Setor afirma que a mudança tem surtido o efeito desejado.
    Outra modificação que nos últimos dias tem chamado atenção foi realizada no trecho da avenida Wilson Alvarenga, sentido Baú-Santa Bárbara. Foram instaladas placas de sinalização entre os cruzamentos com rua Duque de Caxias e do Andrade impedindo o estacionamento. Apesar da sinalização, que segundo o Settran foi instalada em 4 de dezembro e tem o objetivo de educar e conscientizar os motoristas, muitos ainda não respeitam e estacionam seus veículos ao longo do trecho.
    A rua Joaquim Ferreira, ao lado da Praça do Povo, que antes permitia o acesso pela avenida Wilson Alvarenga, agora teve sentido invertido. Motoristas agora podem utilizá-la no sentido Joaquim Ferreira-WA, tendo acesso a ela pela rua do Andrade, entrando antes do sinal de trânsito.


Sinais problemáticos


    Os novos semáforos instalados na região central tem sido um problema e causam transtornos freqüentes aos motoristas. Durante todo o final de semana, a exemplo de dias anteriores, os sinais do cruzamento da avenida WA com Andrade, Getúlio Vargas com Gomes Batista e WA com Duque de Caxias e Luiz Prandini ficaram desligados, sendo necessária a intervenção de funcionários do Settran para monitorar o trânsito, que seguiu com muitas retenções. De acordo com o Setor, o fato se deu em virtude da forte chuva de sexta-feira, 18, que resultou em pane do equipamento. A reposição do mesmo estava prevista para ser realizada no começo desta semana.
    O Settran ressaltou ainda, em nota enviada através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que serão melhorados os planos dos semáforos com objetivo de propiciar melhor fluidez ao trânsito. O órgão ainda lamentou os transtornos ocasionados pelo desligamento dos sinais no final de semana.
   Há pouco mais de uma semana o Bom Dia divulgou uma longa reportagem sobre a avaliação que monlevadenses fazem sobre os primeiros passos da Linha Azul. Bastante elogiado pelo fato de ser uma tentativa louvável de melhor o caótico trânsito de Monlevade, que há anos não recebia qualquer investimento, o projeto recebeu sugestões dos motoristas, que aprovaram muitas mudanças, mas ainda pedem menos retornos na Wilson Alvarenga, paradas de ônibus intercaladas e não em todos os pontos ao longo da avenida, extinção de parte dos estacionamentos no sentido Baú-Santa Bárbara, a regulamentação de carga e descarga e também do trânsito de veículos com três eixos.


Será que melhora?


Fonte : Cidademias

Comentários:

Postar um comentário