quinta-feira, abril 25, 2013

João Monlevade no Programa Mineiro de Empreendedorismo


 Nesta semana, o prefeito Teófilo Torres esteve na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para formalizar a adesão de João Monlevade no Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, do Governo do Estado. Ao todo, 588 municípios aderiram ao programa, que visa  compartilhar boas práticas de gestão com os municípios mineiros, visando fortalecer a gestão pública e agregar valor às ações no atendimento às demandas da sociedade.
 No programa, o Governo de Minas sugere método de trabalho, técnicas gerenciais e apoio à implantação das boas práticas de gestão pública nos municípios mineiros, contribuindo para a realização de uma boa administração, utilizando técnicas modernas de gestão, com foco em resultados e na melhoria da prestação de serviços ao cidadão.
Empreendedorismo e Gestão
Gratuito para as prefeituras, o Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pretende compartilhar com os gestores municipais as boas práticas de administração implantadas pelo Governo de Minas a partir de 2003, com o Choque de Gestão. O objetivo é contribuir para a realização de uma boa administração, utilizando técnicas modernas de gestão, com foco em resultados e na melhoria da prestação de serviços ao cidadão, com respostas efetivas para as demandas da sociedade.
A secretária de Planejamento e Gestão do Estado, Renata Vilhena, lembrou da dificuldade que o Estado enfrentava no início de 2003 e todo o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado para fazer com que Minas voltasse a crescer e ser destaque no Brasil. Segundo ela, todo o trabalho realizado gerou respostas.
Operacionalização do programa
O Programa oferecerá, em sua fase de operacionalização, cursos para capacitação de servidores municipais em setores estratégicos das prefeituras abordando o tema gestão nas áreas: pública, financeira, recursos humanos, saúde e empreendedorismo. Haverá capacitação, também, no tema modelo de excelência para a gestão pública municipal.
Todos os municípios inscritos participarão da capacitação, que será realizada no formato de módulos, no período de 29 de abril a 23 de agosto de 2013.  Nesse processo será utilizada a plataforma de Ensino a Distância (EaD) do Canal Minas Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde.
Será realizado um diagnóstico da realidade de todos os municípios mineiros inscritos no programa. Trata-se de um questionário de avaliação da situação da prefeitura para cada uma das práticas de gestão pública. Esse diagnóstico será importante ferramenta de gestão, na medida em que possibilitará identificar os gargalos e as oportunidades de melhoria em cada município.
Cerca de 60 municípios serão selecionados para participar de um diagnóstico presencial e a implantação de algumas práticas de gestão, com o apoio de especialistas do Governo, a partir da segunda quinzena de julho. Equipes do programa vão monitorar a implantação dessas práticas nos municípios selecionados e avaliar o desempenho de cada um deles.
Caeté também

O prefeito de Caeté, Zezé Oliveira, também participou da abertura do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais e assinou o convênio aderindo ao programa. Ele revelou que o município já está estudando as possibilidades de projetos que poderão ser apresentados pelo limite de financiamento, buscando extrair das parcerias e incentivos o que for melhor para Caeté.
Fonte:Defato Online

Comentários:

Postar um comentário