terça-feira, agosto 24, 2010

ArcelorMittal salvação?

João Monlevade - Pra começar qualquer reportagem ou comentário sobre a história de Monlevade a gente tem de partir lá da Usina; que chamou Belgo Mineira, Belgo, Arcelor e, agora, ArcelorMittal. Apesar da cavalgada tradicional, com elevado número de cavalos, como diz o Veio do supermercado Via 2000, Monlevade só tem uma fazenda e ela produz aço.

    Essa área geográfica com praticamente nenhuma área rural favorece, ou pelo menos, favorecia, os prefeitos que administraram a cidade. Sem área rural fica mais fácil administrar. Ou ficava.

    Por aqui, contam os mais antigos, também começou a luta dos metalúrgicos, nascendo a militância do PT – partido que já administrou a cidade por duas vezes; fez deputados, sempre na luta contra os interesses da Belgo, Belgo Mineira, Arcelor...
    No dia 30 de agosto, aliás, um dia após meu aniversário, a ArcelorMittal, agora cada vez mais globalizada, administrada por um indiano capitalista, completa mais um aniversário. Um ano para se comemorar muito já que foi anunciada a tão esperada duplicação, gerando emprego e impostos.
    E é aí que, mais uma vez, a história do PT, agora ao lado do PV, se encontra com a da Usina. A duplicação acontece justamente quando o PT, mais uma vez, faz parte do governo municipal, só que como vice, já que o prefeito é do PV.
    A má administração, a “gastança” desenfreada, fruto da inexperiência de quem prometeu mundos e fundos para ganhar a eleição, produziu uma crise, muito bem explicada pelo contador e consultor, Delci Couto.
    O Governo PV-PT deve e muito. Fornecedores, servidores, INSS. É aí que mora a ironia do destino. Não fosse o dinheiro vindo da duplicação da siderúrgica ArcelorMittal, empresa criticadíssima pela origem do PT, empresa criticada também por setores ambientais do PV, o que seria desse governo, atolado em dívidas? O que seria de... Monlevade e seu povo? Ainda bem que tem a ArcelorMittal.
    Eu, e imagino, muita gente, sempre me pergunto: como será o futuro de Monlevade com todo o dinheiro vindo dos impostos da duplicação? E melhor. Como será o nosso futuro com um prefeito na Prefeitura que saiba, de fato, administrar esse dinheiro?

Fonte: Thiago Moreira

Comentários:

Postar um comentário