sexta-feira, setembro 03, 2010

População invade c~mara em Rio Piracicaba

Rio Piracicaba -Durante a última reunião ordinária do legislativo rio-piracicabense, realizada nessa quarta-feira, 1º de setembro, o tempo literalmente esquentou, quando ao final dos trabalhos moradores do bairro Padre Levy de Vasconcelos, impedidos regimentalmente de usarem a Tribuna Popular, invadiram o plenário e desafiaram o vereador Roberto Carlos do Nascimento, o Betão.
    A reunião, inicialmente transcorreu dentro da normalidade, quando foram votados e aprovados projetos e requerimentos. Entretanto, ao final da pauta do dia, o presidente da Câmara, Osamar Pantuza, explicou ao público presente que o uso da Tribuna Popular por parte de alguns populares, não seria possível já que a solicitação não atendia regimentalmente as normas da casa. Porém, atenderia todos na sala de reuniões.

    Insatisfeitas com a proposta, um grupo de mulheres invadiu o plenário e visivelmente revoltadas cercaram o vereador Betão esbravejando e questionando sobre possíveis promessas de campanha.
    Uma das manifestantes levou uma sacola contendo terra e derramou em frente ao vereador gritando: "Olha como é a situação de nossa rua. É com isso que convivemos dia-a-dia, com muita poeira. Você disse que resolveria nosso problema, mas até agora nada, só promessas".
    Durante mais de meia hora, populares esbravejaram contra o vereador criticando o envolvimento dele com a Prefeitura. Segundo as moradoras, quando procuraram a Administração, o vereador que se encontrava no local, teria prometido a elas que a situação seria resolvida: "Isso já vai fazer quase um ano e até o momento nada. Porque você prometeu então? Você que nos atendeu na Prefeitura, não deixou a gente falar com o prefeito e agora corre do pau", gritavam.
     Uma outra moradora chegou a ameaçar o vereador Betão: "Você não sabe do que sou capaz. Me aguarde. Se você não tomar uma providência, me aguarde", disparou.
    Com a intervenção dos vereadores José Ronaldo, Izoel Alves e Jorge Machado, os ânimos foram acalmados e a moradoras foram convidadas a participar de uma reunião na sala dos vereadores.

Mais protesto
    Na sala de reuniões as moradoras continuaram a agredir e insultar o vereador Betão que teria prometido soluções para os seus problemas.
    Até então, o vereador que permanecia apenas escutando resolveu se manifestar e disse que ele não tinha o poder de fazer as coisas, pois ele era apenas vereador e não o Executivo.
      Esse fato irritou ainda mais as mulheres que disseram que ele é que havia assumido os compromissos com elas: "Uai, não é você que sempre nos recebeu na Prefeitura? Não é você que nos atendia? Não foi você que disse que nosso problema seria resolvido? Agora agüenta. Se vira, queremos nossas reivindicações atendidas".
    Depois de muito bate-boca, os ânimos foram acirrados por parte das moradoras e foi definido que as reivindicações seriam levadas ao executivo, mais uma vez.


Tribuna Popular
    A Tribuna Popular ou Tribuna Livre foi instituída durante o mandato do presidente da Câmara, vereador Sebastião Torres Bueno. Entretanto para fazer uso da mesma tem que se respeitar o regimento interno que diz o seguinte:

Título VI: das Sessões - Capítulo II: das Sessões Ordinárias e Extraordinárias - Seção II: do Expediente
VI - à Tribuna Livre, denominada Tribuna Norma Aparecida Nascimento que, por sua vez, difere da Tribuna Plenária Oficial e será franqueada, pelo Presidente, em Sessão Legislativa, podendo usar a palavra por cinco minutos improrrogáveis, cidadão ou representante de entidade da sociedade civil, para requerer esclarecimentos sobre proposições incluídas na Ordem do Dia, ao tempo de suas discussões, após discussão Plenária.

§ 1º - Não se admitirá o uso da Tribuna Livre por:

I - integrante de diretório de partido político;

II - candidato a qualquer cargo público;

III - político investido de mandato, cargo ou função pública.

§ 2º - É proibido o uso da Tribuna Livre para:

I - proferir ofensas às instituições ou autoridades legalmente investidas em poder público;

II - defesa de interesses pessoais ou individuais.

§ 3º - Em caso de uso abusivo da Tribuna Livre, ficará proibida nova inscrição do responsável pelo período de um ano, sem prejuízo da entidade representada, que poderá inscrever-se novamente com outro representante.

Fonte: Cidademais

Comentários:

Postar um comentário