quarta-feira, setembro 29, 2010

Rio Piracicaba comemora os seus 297 anos

  
Rio Piracicaba - Os rio-piracicabenses comemoram hoje, 29, os 297 anos da fundação da cidade e dia do padroeiro São Miguel Arcanjo. Para marcar o aniversário, atividades foram desenvolvidas desde a semana passada pela Câmara Municipal, que realizou até sábado, 25, a Semana Cultural do Legislativo, que chegou a sua sexta edição.
    Do dia 19 até ontem, 28, foi realizada a novena de São Miguel e hoje pela manhã haverá a Corrida Rústica São Miguel, que está na XVIII edição. Atletas de todas as idades percorrem 6.100 metros pela cidade com largada e chegada na Praça Maria do Rosário Caldeira. O início da corrida está previsto para 9h30.






Datas polêmicas
    A emancipação política-administrativa de São Miguel do Piracicaba se deu em 1º de junho de 1912, com a posse de sua 1ª Câmara Municipal. O município foi criado pela Lei Estadual de 30/08/1911, número 556, desmembrando do território de Santa Bárbara com 369 km² de área, sob a categoria de Vila Rio Piracicaba.
    Dez meses depois, Antônio Saturnino de Freitas assume a primeira Câmara Municipal como presidente e agente executivo, sendo o primeiro administrador da cidade de Rio Piracicaba, que completou no dia 1º de junho de 2010, 98 anos de emancipação política e 99 anos da criação do município.
   Já o aniversário da fundação do município é comemorado no dia 29 de setembro, quando nessa data, no ano de 1713, marcaria a chegada do que seria o primeiro bandeirante na região, João dos Reis Cabral, portanto, 297 anos de fundação.
    Uma outra versão, apresentada pelo escritor Raymundo Fonseca, em seu livro Bastão de Ouro e confirmada nos livros de Guardamoria, aparecem pedidos de registro de mineração com datas anteriores, como no caso, junho de 1704, onde o bandeirante José Camargo Pimentel já estaria minerando na região do Diogo com núcleo urbano na Chacrinha.

Fonte:Cidademais

Comentários:

Postar um comentário