terça-feira, março 23, 2010

Monlevade contra a dengue

João Monlevade - Nesta época do ano, a proliferação do mosquito Aedes aegypti tem sido um problema de saúde pública em todo o país e não é diferente em João Monlevade. Consciente da gravidade da situação, o prefeito Gustavo Prandini determinou a elaboração de um Decreto de Estado de Emergência e a formação de uma força-tarefa para eliminar focos e conscientizar a população.
    O grupo incumbido da coordenação das ações é integrado pelos secretários de Saúde, Educação, Serviços Urbanos, Procuradoria Jurídica e assessorias de Governo e Comunicação, além da Vigilância em Saúde (Visa).
   A partir desta semana, a Prefeitura contratará uma prestadora de serviços para a limpeza geral da cidade, incluindo capina nas áreas públicas e recolhimento de entulhos residenciais numa ampliação dos mutirões já realizados. O processo de contratação está em andamento no Setor de Licitações em caráter de emergência.
   Serão realizadas ainda palestras nas escolas e igrejas, distribuição de cartilhas e folders explicativos em diversos pontos da cidade, além de jogos pedagógicos para as crianças, visando o estabelecimento de uma cultura duradoura de combate à dengue.

Infestação
    O levantamento de índice de infestação por Aedes aegypti realizado entre os dias 8 e 12 de março apontou 48 focos, o que representa 2,05 % de índice de infestação predial. Diante do trabalho de combate e conscientização já realizado houve redução da infestação em relação ao mês de janeiro. Entretanto, a situação continua preocupante, uma vez que o índice ideal é inferior a 1%. O principal agente de combate a dengue é o cidadão que pode adotar medidas preventivas dentro de sua própria casa eliminando vasilhames e outros objetos que possibilitem acúmulo de água.
    Até o momento foram notificados 147 casos de dengue. Mais de 50% dos casos estão concentrados nos bairros Alvorada, Loanda, Rosário e José Elói. Esse último teve mutirão de limpeza no último sábado, 20. Amanhã, 24, o mutirão será realizado no bairro Alvorada de 8 às 16h. Já no dia 26 de março é a vez do bairro Rosário. No Loanda, o trabalho está previsto para ser executado até 30 de março

Fonte: Cidade mais

Comentários:

Postar um comentário