terça-feira, março 30, 2010

Parlamento Jovem de João Monlevade

Mais três Câmaras Municipais integrantes da primeira edição do Parlamento Jovem de Minas realizam, nesta semana (de 29 a 31/3/10), a instalação de suas versões do Parlamento Jovem Municipal, condição indispensável para participação da edição estadual do projeto. Capelinha, João Monlevade e Caratinga promovem a solenidade de abertura dos trabalhos, com a participação de autoridades locais e dos estudantes participantes do projeto. Nas semanas anteriores, Viçosa, Divinópolis, Poços de Caldas, Belo Horizonte e Juiz de Fora também iniciaram as atividades locais dos Parlamentos Jovens Municipais.
    Desde 2004, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, por meio da Escola do Legislativo e em parceria com o curso de Ciências Sociais da PUC Minas, o projeto Parlamento Jovem, dirigido aos estudantes do ensino médio, com o objetivo de disseminar os conhecimentos sobre o papel e atribuições do Poder Legislativo no contexto democrático e de sensibilizar o jovens para a participação política, especialmente no âmbito do Parlamento. As seis edições do projeto, incluindo a realizada no ano passado, tiveram a participação de 900 estudantes de 42 escolas de ensino médio de Belo Horizonte.
    A Câmara Municipal de João Monlevade realiza na terça-feira (30/3), às 18h30, no Plenário da Casa, a solenidade de lançamento do Parlamento Jovem Municipal, que irá mobilizar 100 alunos de sete escolas de ensino médio do município.
    Ao longo do primeiro semestre, esses alunos participarão de atividades de capacitação e de formação política, de oficinas de estudo e de trabalho para elaboração de um documento, a ser apreciado na sessão final do PJ Municipal, em meados do mês de junho. O documento conterá as propostas de ação para o Poder Público em torno do tema "Meio Ambiente - Resíduos Sólidos". As atividades serão coordenadas por 23 alunos dos cursos de Direito e de Gestão Ambiental do Instituto de Ensino Superior de João Monlevade.
    Participam dessa primeira edição do projeto em João Monlevade, as Escolas Estaduais Dona Geny Farias, Dr. Geraldo Parreiras, Luiz Prisco de Braga, Manuel Loureiro, Alberto Pereira Lima, do Centro Estadual de João Monlevade e do Centro Tecnológico Dr. Joseph Hein (Centec/Funcec).

Comentários:

Postar um comentário