sexta-feira, março 19, 2010

Orkut contra dengue

Minas - Aprender a combater a dengue brincando na Internet. Esta é a aposta da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que colocou no ar nessa terça-feira, 16, o Dengue Ville, um aplicativo disponível na rede social Orkut. O Dengue Ville é inspirado na Farm Ville, jogo do Facebook com cerca de 70 milhões de fazendeiros virtuais. O objetivo do aplicativo é mobilizar a população, sobretudo o público jovem, para diminuir o índice de infestação do Aedes aegipty. Em Minas, já são 49 mil casos suspeitos de dengue, quase o dobro do número histórico de 2002.
   Usar o Dengue Ville é fácil. Qualquer pessoa que possui uma conta do Orkut pode baixar o aplicativo e ser o dono de uma casa virtual com direito a quintal, cachorro, plantas entre outras coisas. Após baixar o Dengue Ville, o usuário recebe missões como esvaziar garrafas e pneus, colocar areia nos pratos das plantas, cobrir caixas d'água, mobilizar os vizinhos criando mutirões, distribuir soro caseiro para as vítimas da doença em um posto de saúde, entre outras.
   A cada missão cumprida, uma mensagem surge na tela informando o que o usuário acabou de fazer e qual a importância da ação. Para realizar cada vez mais tarefas, o usuário recebe pontos pelas já cumpridas e passa por níveis.
  Segundo o coordenador de Publicidade da Secretaria, Thiago Peixoto, informou ao Estado de Minas, a escolha da internet como uma nova aliada deve-se ao fato de que, hoje, o Brasil é o país que mais usa sites relacionados a comunidades, seja em horas gastas, em número de acessos e na frequência de atividades diárias. "Nas redes sociais, os assuntos têm potencial para se disseminar rapidamente, pois os usuários atingidos tornam-se propagadores da informação para a sua rede de contatos, e assim sucessivamente", explicou.
  O jogo está no Orkut desde o dia 16, em caráter experimental. Nas duas primeiras horas de instalação do social game, o aplicativo recebeu quase 600 acessos. Ainda segundo o Estado de Minas, outra rede social que também está sendo usada para a divulgação de dados sobre a dengue é o Twitter. A SES criou duas contas no microblog - @denguemosquito e @matadordadengue - na tentativa de reunir seguidores que se tornem propagadores de informações.

Comentários:

Postar um comentário