segunda-feira, abril 26, 2010

Dengue probelma de Monlevade

João Monlevade - A epidemia continua e os casos aumentam cadavez mais.
    Com cerca de 830 suspeitas, João Monlevade é disparada a cidade que mais registra casos de dengue por habitante na região. Só para se ter uma ideia, se juntar todas as outras 15 cidades do Médio Piracicaba, o total chega a 251 casos, enquanto Monlevade, na última medição oficial, sozinha, possui 830. O município de Itabira, que é bem maior e possui 30 mil habitantes a mais que Monlevade, registra 89 casos.
   Números que indicam claramente. Existe uma epidemia e há algo errado no cuidado com a cidade e a saúde pública. A limpeza demorou a começar e é lenta. O número de doentes aumenta rapidamente e o prefeito declara que “a Prefeitura sabe do problema, que ele deve ser tratado como prioridade e que estão agindo neste sentido”.
  Descrentes de que a Prefeitura conseguirá amenizar o problema que ela mesma criou e o aumento vertiginoso da doença pela cidade, dois vereadores, um de oposição e outro de situação, decidiram elaborar um plano audacioso. Eles pretendem realizar um dia de combate a dengue. A proposta, dos vereadores Belmar Diniz, do PT e Guilherme Nasser, do PSDB, é mobilizar a população a colaborar com um bota fora e limpar a cidade. Em outras palavras, os vereadores pedem ajuda da comunidade para fazer o serviço da Prefeitura já que a mesma não dá conta.
  Apesar de difícil e arriscada, a ideia dos vereadores é boa e merece credibilidade popular. Arriscada porque se a coleta do lixo não funcionar a cidade pode ficar ainda mais suja do que já está. Difícil porque é necessário informar a população que a campanha começou e todos os bairros precisam aderir à limpeza. É preciso planejamento, para evitar que, no fim, a cidade fique mais suja do que já está e que a dengue se prolifere mais. É claro que a limpeza agora não vai limpar a barra do Executivo, já que quase 800 pessoas correram ou correm risco de morte enquanto uma pessoa morreu com dengue. Também não isenta o Governo Prandini de sua responsabilidade básica de limpar a cidade, devido o alto número de impostos recolhidos. Mas, pelo menos, pode estancar o agravamento do surto de dengue e lixo no município.

Fonte: Blog thiago

Comentários:

Postar um comentário