quarta-feira, abril 21, 2010

Dengue também em Itabira

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Itabira, até o dia 19 de abril foram notificados, em Itabira, 80 casos suspeitos de dengue. O exame de sangue confirmou quatro casos de dengue: três importados – a pessoa se contaminou fora do município – e um autóctone – a contaminação ocorreu no município. Onze notificações foram negativadas e outras 65 ainda aguardam o resultado do exame.
    Tereza Cristina chefe do Departamento de Vigilância em Saúde reconhece que o número de notificações está aumentando e pondera: “muitos dos casos notificados podem ser de dengue. A gente não pode garantir, por falta da comprovação científica, mas como o número de notificações está muito grande, isso nos permite prever a possibilidade de casos positivos”.
    Ela alerta que, em todo caso de suspeita, a pessoa deve recorrer a uma unidade de saúde e fazer a notificação. Essa atitude desencadeia uma série de ações preventivas. “Com base na notificação, a equipe de combate à dengue entra em ação. Ela vai à residência da pessoa e passa um verdadeiro pente fino para detectar possíveis focos. Após a localização, o foco é eliminado ou tratado. O mesmo trabalho é feito num raio de 300 metros da residência do possível doente. Essa é uma eficiente medida para eliminar o mosquito”, explica.

Fonte: Via comercial

Comentários:

Postar um comentário