quinta-feira, abril 15, 2010

H1N1 no Brasil

Brasil - Ao divulgar quarta-feira o balanço da imunização contra a gripe H1N1 no Brasil, o Ministério da Saúde reforçou o alerta para que as gestantes de Minas Gerais se vacinem, pois a cobertura dessa parcela da população no estado está abaixo do esperado. Até a tarde de quarta-feira, 48,7% das gestantes mineiras haviam comparecido aos postos de saúde para receber o medicamento. A preocupação do governo deve-se à vulnerabilidade das gestantes à doença. No país, elas representam uma em cada três mortes causadas pela nova gripe.
    Em Minas, de acordo com os dados divulgados quarta-feira, já foram vacinadas 2.635.087 pessoas. No país, o número de pessoas imunizadas é de 22.799.243, ainda bem abaixo das expectativas do governo federal, que adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra gripe H1N1. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público-alvo.
    O grupo que mais se vacinou em Minas Gerais foi o de profissionais de saúde envolvidos no atendimento a pacientes com sintomas de gripe. O estado também atingiu a meta de vacinar pelo menos 80% das crianças de 6 meses a menores de 2 anos, com uma cobertura de 90,9%; e os indígenas, com cobertura de 82%. A etapa de jovens de 20 a 29 anos teve início há apenas uma semana e obteve, até o momento, o índice de 31,6%.
   O ministro José Gomes Temporão fez um apelo para conscientizar as gestantes sobre a importância da vacinação: "A doença tem demonstrado grande agressividade no caso das grávidas. A melhor forma de prevenção é tomar a vacina. É fundamental que elas compareçam aos postos de saúde", disse o ministro.
   As gestantes têm até o dia 23 para receber a vacina, mesmo prazo para a imunização dos doentes crônicos, crianças de 6 meses a 2 anos e jovens de 20 a 29 anos. O ministro José Gomes Temporão fez um apelo para conscientizar as gestantes sobre a importância da vacinação: “A doença tem demonstrado grande agressividade no caso das grávidas. A melhor forma de prevenção é tomar a vacina. É fundamental que elas compareçam aos postos de saúde", disse o ministro.

Fonte: Uai

Comentários:

Postar um comentário