quinta-feira, junho 10, 2010

Contratos cruzeirences

Belo Horizonte - O paranaense Cuca, de 47 anos, foi apresentado ontem como novo técnico do Cruzeiro – assinou contrato até dezembro de 2011 – com as promessas de sempre. Fará uma reformulação, com o apoio da diretoria, procurará dar um padrão à equipe e, com muito trabalho, vai buscar o título do Brasileiro: “Já estive próximo de conquistas e elas escaparam. Lembro-me que com o São Paulo, em 2005, saí nas semifinais da Libertadores, aos 45min do segundo tempo, desclassificado pelo Once Caldas, lá na Colômbia. Estava a dois jogos do título e, com mais dois, do Mundial de Clubes. É assim o futebol. Com o Flamengo, ano passado, fui campeão carioca nos pênaltis”.
    O técnico deixou a melhor impressão. Não fugiu das respostas, nem dos assuntos mais delicados, como de que é um treinador que fica deprimido com constância: “Sou homem, uma pessoa que gosta de vencer e que não quer perder. E quando perco não sou de fala mansa. Fico triste. Apenas isso. Sou alegre e feliz”. Não deixou dúvida sobre qual será a linha que vai seguir para ter sempre o comando: “Quando preciso sou o paizão. Mas, de repente, sou duro, pego firme, porque é necessário. Todo trabalho tem espaço para as duas situações”.
    Cuca demonstrou que tem pleno conhecimento do que está ocorrendo no Cruzeiro. Apesar de o presidente Zezé Perrella, que fez sua apresentação, dizer que todas as negociações estão paralisadas até que o técnico faça um estudo geral do que tem em mãos, Camilo, Anderson Lessa e Kieza serão emprestados. Já Marquinhos Paraná fica. O único inegociável é o goleiro Fábio, com os direitos estipulados em 3 milhões de euros (cerca de R$ 7,5 milhões), sendo 50% do Cruzeiro. Perrella garante que o goleiro, que foi operado ontem de apendicite (Thiago Heleno fez cirurgia de hérnia inguinal), vai permanecer.
    A base do trabalho será o que fez o antecessor, Adílson Batista, que, para Cuca, é bom. Se necessário, vai conversar com ele para obter mais informações: “Esta é uma equipe vencedora e de muita qualidade. Tivemos até agora a disputa de apenas 20% do Brasileiro e há tempo para ajeitarmos tudo. Vamos jogar com técnica, muita força e para a frente. Não sou retranqueiro”. Ele não falou em reforços, mas deixou claro que vitórias e títulos são alcançados com qualidade (o Cruzeiro está contratando um lateral-direito, um jogador de meio-campo, se possível dois zagueiros e mais um atacante. A vinda do argentino Ernesto Farías não é mais certa, porque era um atacante pretendido por Adílson).
    O presidente confirmou que o Cruzeiro fez proposta por Riquelme, tendo o ex-jogador Sorín como ponte: “Foi a melhor proposta que ele recebeu de um clube brasileiro e gostou”. Só que recebe anualmente 2,3 milhões de euros e Perrella, em certa parte, entrou em contradição, ao dizer que o Cruzeiro não faz loucuras: “Não contratamos nomes. Não contratamos jogador que foi isso ou aquilo. Contratamos para chegar e jogar. E foi o que deu certo. Afinal, em 15 anos conquistamos 23 títulos. Não vamos fazer loucuras”. E ainda mandou um recado para Sorín: “Se quer ser nosso técnico, terá de começar pela categoria de base”.
    Cuca ouviu tudo e falou que um trabalho se ergue pelo comprometimento. Foi assim no Fluminense, ano passado, e no Goiás, em 2003: “Não sou um aprendiz. Fiz vestibular em todos os times (19) por que passei. Agora, chegou a hora das conquistas em um clube que oferece condições, mas no futebol a gente sabe que nunca se alcança os 100%”.
    Perrella deixou claro o que espera do treinador: muita pressão. “Ele sabe que tudo no futebol depende dos resultados. Mas é competente e vai nos dar as vitórias”, afirmou. Aos que o condenam, Cuca avisou: “Em dezembro, vamos conversar”.

TRÊS NOVIDADES Cuca foi para o Rio e hoje tenta tirar o visto norte-americano para poder viajar amanhã e dirigir o time nos dois jogos nos Estados Unidos. A delegação, com 20 jogadores (Eber e Hyago, da base, e Robert como novidade), viajou ontem à noite. Se Cuca não chegar a tempo, no domingo, às 19h (de Brasília), contra o New England Revolution, o interino Emerson Ávila dirige o time.
    A delegação volta no dia 20 e os jogadores serão liberados até o dia 28, quando iniciarão a preparação para o jogo de 14 de julho, contra o Atlético-PR, em Curitiba, no reinício do Brasileiro.

Fonte:Superesportes

Comentários:

Postar um comentário