terça-feira, junho 22, 2010

Ex-Governadores pra senador

Os ex-governadores Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) continuam como favoritos para ocuparem as duas vagas de Minas para o Senado que estarão em disputa nestas eleições. Nova pesquisa DataTempo/CP2 mantém a ampla vantagem dos dois.
    Como são duas as cadeiras que terão novos ocupantes, o eleitor foi questionado sobre quais são a primeira e a segunda opção dele para o Senado.  
    No primeiro quadro, o tucano lidera com folga, preferido por 62,94% das pessoas. Já o outro cenário é liderado pelo ex-presidente da República, que recebeu 32,49% das menções. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos.
    No levantamento anterior, publicado há um mês, Aécio e Itamar também estavam na frente nos dois cenários, respectivamente com 68,23% e 41,70%.
    Agora, o único nome que se aproxima da dupla favorita é o do ex-prefeito Fernando Pimentel (PT), citado como a segunda melhor opção para 17,32% dos entrevistados.
    Para mensurar as chances dos candidatos, foi feita a soma dos quadros de primeira e segunda opções. O resultado confirmou a liderança do ex-governador do PSDB, com 71,79% das intenções, seguido pelo ex-presidente, com 45,33%, por Pimentel, que recebeu 17,32%, e pelo deputado estadual Zezé Perrella (PDT), com 7,40%. Na sondagem de maio, o tucano tinha 77,68% na soma, o candidato do PPS recebia 57,41% e o petista, 17,77%.
    Consolidação. Na categoria espontânea, em que não é apresentada lista de candidatos aos entrevistados, Aécio e Itamar também lideram, porém, os números mostram que a candidatura do tucano está bem consolidada na memória do eleitor, e a margem entre o ex-presidente e Fernando Pimentel é menor. Porém, em todos os casos, a quantidade das pessoas que disseram não conhecer os candidatos é superior à metade.
   Como primeira opção para o Senado, o tucano lidera com 17,02% das menções. Itamar, na sequência, tem apenas 1,65%. Como segundo nome, o ex-presidente é a alternativa mais lembrada, com 4,52% das menções.
   Pimentel vem depois, com 2,92%. Na soma dos resultados, o tucano e candidato do PPS são os mais mencionados, com 18,53% e 6,17% respectivamente. O petista tem 4,14%.

Fonte: O tempo Foto:Emmanuel Pinheiro

Comentários:

Postar um comentário