terça-feira, junho 08, 2010

Seria bom seguir o exemplo de Poços de Caldas

Poços de Caldas  - Na última semana, representantes da Prefeitura de João Monlevade, visitaram o Centro de Processamento de Dados (CPD) da Prefeitura de Poços de Caldas e também os locais onde estão instalados os pontos de acesso do projeto “Cidade Digital”, que oferece internet gratuita wi-fi para moradores e turistas, na zona sul e no centro.

    A visita partiu do interesse na implantação de um sistema de internet pública em João Monlevade, nos moldes do que existe em Poços. Segundo o chefe da Divisão de Informática da cidade visitante, Darlan Valdemir de Souza, a tecnologia do sistema poços-caldense de internet pública é excelente. “Pude ter acesso aos testes e vi a internet pública realmente funcionando, com estrutura dos pontos de acesso, suporte técnico, segurança da rede e equipamento de informática com uma tecnologia muito boa”, destaca.
    O Assessor de Comunicação de João Monlevade, Marcos Martino, afirma que ideia da visita partiu de uma pesquisa junto à empresa Telealfa, parceria da Damovo, que instalou os equipamentos do “Cidade Digital” em Poços. “A empresa informou que Poços é uma cidade modelo, que tem a internet funcionando com total apoio da Prefeitura. Para nós, é a cidade ideal”, ressalta Martino.
    Além de João Monlevade, diversos municípios já estiveram em Poços de Caldas para conhecer o projeto de internet pública wi-fi implantado pela Prefeitura no dia 15 de novembro de 2009, na Praça das Mães, no Conjunto Habitacional, na zona sul, durante as comemorações de 137 anos da cidade.


O projeto
    A internet wi-fi ou wireless gratuita integra um amplo projeto de informatização das redes da Prefeitura, que contempla, por exemplo, as áreas de Educação e Saúde.
    É possível acessar a web sem custo nenhum nas praças e pontos turísticos. Foram instalados nove access points, que emitem um sinal que permite que quem possua um notebook com conexão wireless possa utilizar a internet pública. No centro, dois aparelhos foram instalados na praça Pedro Sanches e no parque José Affonso Junqueira. Cada aparelho tem capacidade para cobrir uma área de 500 m2, em 360º, com conexão de 16 Mega.
    “É um plano piloto da administração, com o objetivo de atender a população com internet gratuita”, informa o diretor do Departamento de Manutenção, Comunicação e Informática da Prefeitura, Marcelo Benedito Pardini. “É bom ressaltar que os acessos têm controle de conteúdo, para que não sejam acessados sites inadequados, já que o objetivo é promover a cultura e a educação. Vale ressaltar também que a iniciativa da Prefeitura não oferece concorrência a empresas privadas”, afirma.
    Quem possui equipamento já preparado para este tipo de tecnologia tem acesso livre. Em alguns casos, é necessário adquirir uma pequena antena que deve ser apontada para o equipamento da Prefeitura.

Fonte: Prefeitura Poços de Caldas

Comentários:

Postar um comentário