quinta-feira, junho 10, 2010

Possível ampliação da Vale

Itabira - Itabira está preparada para receber grandes investimentos como a construção de uma provável siderúrgica de transformação de minério de ferro em aço pela Vale S.A. A declaração foi dada pelo Prefeito João Izael Querino Coelho, durante coletiva na manhã desta quinta-feira (10), na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itabira (ACITA). A afirmação parte do momento em que informações de que a Vale estaria elaborando um projeto de construção de uma siderúrgica em Minas Gerais ganha novos capítulos.
    A possibilidade do empreendimento foi anunciada no dia 5 de março, durante o anúncio dos investimentos da Vale no Estado de R$ 9,4 bilhões feito pelo diretor-executivo de ferrosos da Vale, José Carlos Martins “Temos analisados investimentos na área de siderurgia, inclusive em Minas Gerais”, disse o diretor, após formalizar investimentos em três regiões mineiras, formadas por basicamente 4 cidades: Itabira, Caeté, Santa Bárbara e Itabirito.
    A Vale mantém sigilo sobre o possível projeto, mas a Prefeitura mantém a expectativa no sentido de oferecer as melhores condições para recebê-lo. “Montamos uma comissão, coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento, através do secretário Henrique Carvalho para acompanhar a evolução ou não deste provável projeto. Estamos cumprindo uma agenda de visitas à própria Vale e a outras empresas e órgãos importantes para que nossa cidade saia na frente caso esse projeto se torne uma realidade”, revelou João Izael.
    Além de uma reunião com o gerente-geral das Minas da Vale em Itabira Rodrigo Chaves, que não confirma o projeto, a comissão de Itabira esteve reunida também com o vice-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) Arlindo Porto. “A Cemig garantiu o fornecimento necessário de energia para o funcionamento de uma siderúrgica no município”, enfatizou o Prefeito. No dia 22 de junho a comissão itabirana estará em Belo Horizonte para apresentar os estudos do município ao Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais (IND), uma agência governamental de promoção de negócios que oferece assistência gratuita aos investidores interessados no Estado como opção competitiva para a localização de empreendimento produtivo.
    A área para a possível construção da usina também já está definida pela Prefeitura de Itabira. Segundo o Prefeito seria em um terreno na região do Laboriaux, nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a caminho de Nova Era, às margens da rodovia MGC-120.
   
    Para muitos, no momento estes investimentos por parte da Vale S.A não passam de rumores, mas não é segredo para ninguém que a mineradora nascida em Itabira em 1942 está há algum tempo pretendendo instalar uma siderúrgica no Brasil.

Fonte: Viacomercial
Para o Presidente da ACITA José Antônio Lopes Itabira oferece uma logística ideal para receber a construção de uma usina desse porte. “Nossa cidade leva vantagem por possuir uma das maiores e melhores malhas ferroviárias do país ligada direto ao porto de Tubarão em Vitória (ES)”, ressaltou.

Comentários:

Postar um comentário