quinta-feira, maio 27, 2010

Disque Denúncia Unificado em Monlevade

Médio Piracicaba - João Monlevade e Itabira integram a lista de 40 cidades mineiras que passam a contar com o Disque Denúncia Unificado. Com uma ligação gratuita para o número 181 é possível denunciar crimes e abusos sem precisar se identificar. O serviço, que tem garantias de anonimato total, começou a funcionar em novembro de 2007 e já recebeu 2,2 milhões de chamadas. Neste período, mais de 120 mil denúncias foram encaminhadas para investigação. "Esse telefone é um das ferramentas atuais mais eficazes no combate a criminalidade", explica o delegado responsável da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Edmar de Paula. 
    Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), agora são 90 as cidades contempladas em todo o Estado, o que representa uma cobertura de cerca de 60% dos moradores de Minas com acesso ao serviço. O sistema idealizado pela Seds em parceria com o Instituto Minas Pela Paz permite o compartilhamento das informações captadas pelo 181 com as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros.
    No ano de 2010, 60% das denúncias feitas pelo 181 estão relacionadas ao tráfico de drogas.
   Segundo o Delegado Edmar, em Monlevade será disponibilizado um funcionário que será responsável por receber as denúncias vindas da central do Disque Denúncia, e repassá-las as para as delegacias da Regional para investigação.
    A meta do Governo é oferecer o serviço nos 853 municípios do Estado até o final do ano.

Fonte: Cidademais

Comentários:

Postar um comentário