segunda-feira, maio 24, 2010

Restauração da fazenda da Vargem em Nova era termina este ano

Nova era - Uma longa espera começa a ter fim em Nova Era. Desapropriada há mais de três décadas pela prefeitura e tombada, em 2005, como patrimônio da cidade, a Fazenda da Vargem recebe, finalmente, a prometida restauração por parte do poder público municipal. Ainda este ano, conforme o diretor de Cultura da cidade, Albany Júnior, as obras estarão concluídas para abrigar um espaço cultural. Construída no século 19,
a propriedade é considerada um dos principais símbolos da história de Nova Era.
    Por enquanto, informa Albany, os serviços iniciados em outubro contemplam apenas a sede da propriedade rural, ficando a recuperação do entorno para uma próxima etapa. O projeto é executado com verba do Fundo Estadual de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura (R$ 280 mil) e contrapartida da prefeitura (R$ 250 mil). “O prédio, de 44 janelas, está sendo restaurado por completo, incluindo os elementos em madeira e de pedra de cantaria”, diz Albany.
   A situação de degradação da Fazenda da Vargem, que fica a seis quilômetros do Centro da cidade, à beira da rodovia MG-120, no sentido São Domingos do Prata, foi denunciada pelo Estado de Minas em 12 de março de 2007. No sobrado de beleza estonteante, edificado num terreno de 10 mil metros quadrados, chamavam a atenção a falta de portas e janelas, as madeiras quebradas, o mato crescendo entre as tábuas do assoalho, as teias de aranha, as galinhas ciscando no pátio de pedras e muitas roupas penduradas em varais. As peças pertenciam, na época, a uma família refugiada das chuvas que fizera do casarão o seu refúgio.
    O cenário de abandono era o oposto do século 19, tempo de intensa produção agropecuária, principalmente de açúcar e de café, e também da década de 1990, quando foi palco de eventos culturais, com apresentação de artistas de renome nacional e internacional. Quem chega à fazenda não deixa de admirar a imponente varanda, recuperada com recursos municipais, que conta com uma nova estrutura de sustentação para garantir segurança e integridade ao monumento rural. Em 2005, a prefeitura fez a recuperação de todo o telhado e no ano passado executou serviços emergenciais.

História

    A Fazenda da Vargem foi construída em 1840 por Joaquim Martins da Costa, quando Nova Era ainda se chamava São José da Lagoa e pertencia a Itabira. De acordo com pesquisas, a propriedade representou um marco econômico no município e na região do Vale do Rio Doce, sendo uma das pioneiras a mostrar as vantagens da agricultura sobre a mineração, já decadente.
   Depois de Joaquim Martins da Costa, presença importante na Revolução Liberal de 1842, a Vargem passou às mãos do fazendeiro Raymundo Martins da Costa, que deu prosseguimento ao cultivo das lavouras de “24 mil pés de café, 155 alqueires de terra em semeadura de milho e criação de gado leiteiros, além da suínos das melhores raças”. Banhada pelo Rio do Prata, afluente do Rio Piracicaba e com grande número de escravos, a fazenda teve 70 anos de apogeu, tornando-se referência em toda a região.

Fonte: Uai

Comentários:

Postar um comentário