sexta-feira, maio 14, 2010

Educação é a melhor saida contra a dengue

João Monlevade - No dia 19 de maio, as secretárias municipais de Saúde e Educação, juntamente com a Vigilância em Saúde (Visa) de João Monlevade em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizam na Praça do Povo, durante todo o dia, o projeto Escola sem Dengue. A iniciativa é uma atividade promovida pelo Núcleo de Mobilização Social da SES, que tem como objetivo estimular crianças e adolescentes a se envolverem em ações de enfrentamento da dengue em todo o Estado.
    Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de João Monlevade, Carla Taveira, no local haverá stands com computadores conectados a internet para que as crianças possam utilizar o jogo educativo
"Dengue Ville", disponível no orkut. Neste aplicativo, os usuários precisam eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes Aegipty, recolhendo o lixo e pneus, limpando e cobrindo piscinas, colocando areia em vasos de plantas, entre outros.
    A idéia de usar a internet como ferramenta de comunicação surgiu para mobilizar crianças e jovens, público mais propenso a mudança de hábitos. Uma pesquisa Fundação Osvaldo Cruz mostrou que mais de 90% das pessoas sabem como evitar o mosquito, mas uma pequena parte coloca essas medidas em prática.

Concurso Fotográfico
    Durante a realização do projeto, a Secretaria Municipal de Educação entregará os prêmios do Concurso de Fotografias "Lições contra a dengue". O objetivo foi conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de se prevenir contra a dengue a partir da produção fotográfica. Todos os vencedores são alunos do Centro Educacional.
    A foto campeã (ao lado) foi da aluna Lorena Gonçalves da Silva que teve o tema "Um simples copo plástico pode trazer vários riscos a você. Em um só copo pode haver mais de uma lavra. Cuide da sua vida!". A segunda colocada foi a foto da aluna Ana Laura Soares Fraga com o tema "Cuidado! O belo também pode esconder o perigo". E o terceiro lugar ficou com a aluna Letícia Ferreira de Jesus. O tema de sua foto foi: "Recicle as garrafas e não ofereça moradia ao mosquito da dengue". O primeiro e segundo colocado ganharam uma máquina fotográfica e o terceiro um micro system. As imagens foram selecionadas pelo Conselho Municipal de Educação.

Fonte: Cidademais

Comentários:

Postar um comentário